Homens fortemente armados atacam hotel de luxo em Cabul, capital do Afeganistão

Hotel Intercontinental em Cabul, capital do Afeganistão, alvo de um ataque terrorista na tarde deste sábado (20/01) – Foto: Reprodução Internet

Um tiroteio ocorrido na tarde deste sábado (20/01) em Cabul, capital do Afeganistão, deixou pelo menos 3 mortos e 12 feridos, segundo informações das autoridades locais, que já anunciaram tratar-se de um ataque terrorista.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu por volta das 14h30min (horário de Brasília) e 21 horas (horário local), no Hotel Intercontinental, um dos mais luxuosos do país. Entre as vítimas estão hóspedes, funcionários e seguranças.

Testemunhas disseram que os suspeitos entraram no local armados com fuzis e que imediatamente começaram a atirar contra as pessoas, provocando pânico e correria.

Um porta-voz da polícia local, que pediu para não ser identificado, disse que quatro homens armados com fuzis e granadas, invadiram o hotel e abriram fogo contra os hóspedes e funcionários. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que eles também estariam carregando explosivos.

Equipes de emergência e membros das Forças de Segurança foram mobilizadas e rapidamente chegaram ao hotel. A área próxima do estabelecimento encontra-se isolada e cercada.

Um hóspede do hotel que conseguiu fugir do local disse em entrevista à Agência Reuters que os invasores atiram contra as pessoas que estavam no saguão e que depois, subiram as escadas, invadindo alguns apartamentos.

Hotel Intercontinental em Cabul, capital do Afeganistão, alvo de um ataque terrorista na tarde deste sábado (20/01) – Foto: Reprodução Internet

Os suspeitos trocaram tiros com os seguranças, que pediram assistência imediata. Há relatos de que bombas teriam sido instaladas em alguns andares e, depois, detonadas.

Moradores de Cabul disseram que o 3º e o 4º andar do Hotel Intercontinental de Cabul encontra-se em chamas. Os bombeiros não podem se aproximar para conter o fogo porque o tiroteio entre policiais e terroristas ainda é intenso.

O porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Najib Danish, disse em entrevista coletiva que a cozinha do hotel foi incendiada e que vários funcionários ficaram feridos.

Alguns hóspedes que ainda permanecem trancados dentro dos respectivos apartamentos disseram, via telefone celular, que conseguiram se manter em segurança obstruindo as portas com móveis, com o intuito de evitar que os terroristas entrem.

Estamos nos escondendo em nossos quartos. Imploro para as forças de segurança que nos resgatem o quanto antes, para que eles não nos alcancem e nos matem“, disse um dos hóspedes, que pediu para não ser identificado.

O Hotel Intercontinental em Cabul já foi alvo de outros ataques terroristas. Em junho de 2011, insurgentes do Talibã realizaram um ataque contra o estabelecimento, causando a morte de 21 pessoas, incluindo 10 civis.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo