Tempestade atinge a Holanda e centenas de voos são cancelados

Imagem de arquivo mostra o Aeroporto Amsterdam-Schiphol na Holanda – Foto: Yves Herman/ Reuters

Uma forte tempestade com ventos de até 122 km/h atingiu na manhã desta quinta-feira (18/01), por volta das 07h35min (horário de Brasília), a cidade de Amsterdam, capital da Holanda, ocasionando o fechamento do Aeroporto Internacional de Amsterdam-Schiphol. Centenas de voos foram cancelados e vários outros sofreram atrasos de até 3 horas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade também afetou o tráfego de trens na cidade e em várias regiões do país. Algumas linhas férreas ficaram bloqueadas.

Os pilotos de alguns aviões que se preparam para pousar foram orientados a seguirem imediatamente para outros aeroportos. A situação no aeroporto voltou a se normalizar por volta das 12 horas (horário de Brasília).

O Serviço de Meteorologia da Holanda informou agora a pouco que a tempestade está perdendo força e que neste momento os ventos atingem os 45 km/h.

As autoridades locais disseram que o espaço aéreo em Amsterdam já foi reaberto e que os pousos e decolagens estão sendo feitos de forma gradual.

O Governo da Holanda ativou o Código Vermelho para mais da metade do país, recomendando à população que evite viajar de carro entre as cidades, porque várias estradas e rodovias estão interditadas devido à queda de barreiras, árvores e postes de energia elétrica.

Testemunhas disseram que em algumas rodovias, que não estão interditadas, há grandes congestionamentos, com filas de carros de até 38 quilômetros. A mais afetada é a Estrada que liga Maastricht a Eindhoven, no Sudeste do país.

As rajadas de vento mais fortes ocorreram nas cidades de Utrech, Haia e Den Bosch. Há relatos de que algumas pessoas chegaram a ser arrastadas pelas ruas, mas que elas não ficaram feridas.

Algumas estações de trem, como as de Haia e Almere, tiveram que ser esvaziadas, devido ao alto risco de desabamento dos tetos e telhados. No Porto de Roterdã, vários contêineres que estavam empilhados verticalmente foram derrubados pelas fortes rajadas de vento.

Os telefones dos Serviços de Emergência e dos bombeiros entraram em colapso devido aos milhares de chamados. A polícia pediu a população calma e, sobretudo, que permaneçam dentro das respectivas casas e estabelecimentos comerciais.

Com informações das Agência France Presse e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo