Terremoto de 7,1 graus na Escala Richter atinge o Sul do Peru

Um forte terremoto de 7,1 graus na Escala Richter atingiu na manhã deste domingo (14/01) o Sul do Peru – Foto: Agência Andina/via AP

Um forte terremoto de magnitude de 7,1 graus na Escala Richter atingiu na manhã deste domingo (14/01), por volta das 07h15min (horário de Brasília), o Litoral Sul do Peru, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras 60 feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, existem pelo menos 17 pessoas desaparecidas, que estavam trabalhando em uma mina, que desabou, soterrando-as.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) divulgou agora a pouco a informação de que o tremor aconteceu na Região de Arequipa. O epicentro foi localizado a 124 km de distância da cidade de Puquio, no Sul do país, a uma profundidade de 36,3 quilômetros.

O chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) do Peru, Jorge Chávez, informou que o número oficial de mortes ainda não é definitivo, tendo os abalos sísmicos sido também sentidos nas cidades de Yauca e Bella Unión e, sobretudo, nas províncias de Caravelí, Ica e Nazca.

A Marinha Chilena informou que apesar do terremoto ter ocorrido no litoral do país, não foi necessário emitir alerta de tsunamis. No entanto, há relatos de ondas grandes em algumas regiões.

Várias residências desmoronaram após o forte terremoto que atingiu o Sul do Peru neste domingo (14/01) – Foto: Reuters

As autoridades chilenas pediram a todos que residam em cidades litorâneas que permaneçam em alerta, já que existe a possibilidade de ondas gigantes em algumas cidades.

Moradores de Ica, Ayacucho e Arequipa informaram através das reses sociais que nessas áreas não houve grandes danos, mas que mesmo assim muitas pessoas ficaram assustadas.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, viajou na tarde de hoje para a Região Sul do país, a mais atingida pelo terremoto.

Neste momento, partimos de Marcona e nos dirigimos para Acarí e Chala, em Arequipa“, disse o presidente Kucyznski.

Pedro Pablo Kuczynski disse ainda que é preciso verificar pessoalmente os danos provocados pelo terremoto, para que se possa enviar a ajuda humanitária adequada.

Já a presidente do Concelho de Ministros do Peru, Mercedes Araóz, disse em entrevista coletiva que todo o governo nacional se encontra mobilizado para atender as necessidades das vítimas.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo