Professor larga a universidade para investir em lavanderias e fatura R$ 48 milhões

Com mais de 300 unidades em todo o país, Lava e Leva projeta crescimento e expansão de franquias.

Fernando Martins – Foto: Aline Tainara

Ele iniciou a carreira de empreendedor logo após abandonar a vida como professor de faculdade no curso de administração. Primeiro, abriu uma rede de cursos profissionalizantes e depois vendeu sua parte para poder fazer uma especialização em franquias nos EUA. Foi lá que surgiu a ideia de trazer o modelo de lavanderias para o Brasil. “Pensei em algo de baixo custo, em que todos poderiam ter acesso e pagar por mês”, conta o empresário Fernando Martins.

Foi assim que nasceu a Lava e Leva, uma lavanderia que lava a roupa da família com pagamento mensal a preços populares. Hoje, a rede conta com 330 unidades espalhadas pelo Brasil e pretende faturar R$ 48 milhões em 2017.

A Lava e Leva foi criada desde o início para ser uma franquia inovadora e que oferecesse uma alternativa para a dona de casa que não tem condições de pagar uma empregada doméstica ou diarista e que precisa de uma solução para os cuidados das roupas da família, mas também atende pessoas que moram sozinhas e clientes que querem lavar peças avulsas sem contrato mensal. “Uma vez por semana o cliente leva a roupa e a recebe lavada, seca, passada, dobrada e embalada. É só chegar em casa e colocar no armário”, explica o fundador do negócio.

A unidade piloto foi testada durante todo o ano de 2014 e o modelo de franquia foi formatado neste período. Em fevereiro de 2015, foi inaugurado o escritório da franquia em Maringá, e em março foi iniciado o processo de expansão.

A franquia oferece inúmeras vantagens para seus clientes. “O preço sai muito mais barato do que contratar uma diarista ou empregada doméstica, sem contar a economia na conta de luz, conta de água, sabão e amaciante”. A faixa de roupas lavadas por mês é de 3 milhões, unindo todas as unidades.

O setor limpeza e conservação, em que as lavanderias estão incluídas, cresceu 4,8% em relação ao ano passado, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Franchising. Esse fator somado ao modelo de microfranquia proposto pela Lava e Leva e o atual momento econômico do país, resulta na grande procura por franquias do segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo