IMASUL emite alerta de cheia para o Rio Miranda

Rio Miranda em Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) emitiu na manhã deste terça-feira (02/01) um alerta para o alto nível do Rio Miranda, que pode provocar alagamentos e, consequentemente, desabrigar famílias que residam em suas margens.

Segundo medições do IMASUL, na manhã de hoje o nível do Rio Miranda chegou a 7,04 metros, ficando um pouco acima do normal, e obrigando o Instituto a decretar estado de emergência.

Dados da Sala de Situação do IMASUL mostram que nas últimas 96 horas foram registrados 79 mm em volume de chuvas, o suficiente para elevar o nível do Rio Miranda e atingir a Cota de Emergência, o que pode ocasionar em danos matérias e riscos a população.

A Defesa Civil municipal e estadual já foram avisadas e já estão se preparando para atender os moradores, principalmente os que residem as margens do rio, conhecidos como ribeirinhos, e que correm mais riscos que os demais.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou na manhã de hoje que a previsão para as próximas em Mato Grosso do Sul é de chuva forte na Região.

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul informou agora a pouco que a cheia no Rio Miranda já está causando inundações em propriedades rurais. Alguns fazendeiros já estão tomando todas as medidas necessárias para proteger as respectivas propriedades, plantações e, sobretudo, o gado, que está sendo levado para áreas mais altas.

O IMASUL está monitorando os leitos dos principais rios de Mato Grosso do Sul e, com o apoio da Defesa Civil, está emitindo alertas de emergência quando necessário.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IMASUL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo