Temporal atinge o RS e provoca danos em vários municípios, inclusive na Capital

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas em Uruguaiana (RS), depois que um poste caiu sobre uma casa. – Foto: Defesa Civil/Divulgação

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (17/12) provocaram sérios danos a infraestrutura de alguns municípios, mas não causaram vítimas. A frente fria chegou ao Estado através da Fronteira Oeste e trouxe em seu bojo chuva intensa, queda de granizo e fortes rajadas de vento.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil, a tempestade provocou o fechamento do Aeroporto de Uruguaiana, causando o cancelamento de inúmeros voos devido às fortes rajadas de ventos que atingiram os 104 km/h na região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 67 km/h.

A tempestade e as rajadas de vento causaram o destelhamento de casas, quedas de árvores e postes de energia elétrica, panes em semáforos, além de inundações e alagamento. Há relatos de deslizamentos de terra sobre estradas e rodovias.

Morados dos municípios de Dom Pedrito e Santa do Livramento disseram que algumas casas foram destelhadas por causa dos fortes ventos e que algumas árvores caíram sobre muros e ruas.

Os ventos chegaram a 106 km/h em Uruguaiana (RS) e provocaram o destelhamento de casas na região – Foto: Defesa Civil/Divulgação

No município de Alegrete, mais precisamente no Bairro Santo Antônio, uma casa foi completamente destelhada, tendo os moradores saído correndo do imóvel para não se ferirem. Todos foram abrigados em casas de parentes e vizinhos.

Na cidade de São Borja, pelo menos cinco casas foram destelhadas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural teve o telhado arrancado pela força dos ventos. A Defesa Civil distribuiu lonas aos moradores para que pudessem cobrir suas respectivas casas.

Ainda em São Borja, o telhado da Escola Sagrado Coração de Jesus foi arrancado pelas fortes rajadas de vento, tendo ido parar em cima de uma casa vizinha, que também ficou danificada. Por sorte, ninguém se feriu.

Pelo menos uma árvore caiu sobre uma rua em Uruguaiana (RS). Por sorte, ninguém se feriu – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Em Uruguaiana o tempo já começa a melhorar e nesta segunda-feira (18/12) a previsão é de tempo parcialmente nublado com o Sol aparecendo por entre as nuvens por breves períodos.

Já na capital Porto Alegre e na Região Metropolitana, o céu escureceu rapidamente, tendo as chuvas intensas chegado por volta das 14h15min (horário de Brasília). As fortes rajadas de vento vieram em seguida e derrubaram árvores, postes de energia elétrica, outdoors e toldos.

A visibilidade na Região do Aeroporto Salgado Filho ficou prejudicada e os pilotos das aeronaves tiveram que realizar os pousos através de instrumentos. Há relatos de que alguns voos sofreram atrasos de até 1h30min.

Morados das Regiões Norte e Leste de Porto Alegre disseram que nessas duas áreas houve que de granizo.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo