PMA autua e multa pecuarista por desmatamento ilegal em MS

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na tarde desta segunda-feira (18/12), a informação de que policiais da corporação flagraram no município de Rio Verde de Mato Grosso, a 208 km de distância de Campo Grande, um desmatamento ilegal sendo realizado. O proprietário da fazenda foi autuado e multado em R$ 12,5 mil.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na manhã de hoje, na zona rural de Rio Verde, durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam rondas de rotina na região quando avistaram um desmatamento em andamento sendo realizado em uma propriedade rural, e foram averiguar o que estava ocorrendo.

O pecuarista, que não teve a identidade divulgada, não apresentou documentos emitidos por um órgão ambiental competente autorizando o desmatamento. Entre as espécies de árvores de grande porte cortadas/derrubadas sem autorização havia Aroeira, Jatobá, Ipê e Angico.

Ao todo, foram cortadas 25 árvores de grande porte, que ficavam localizadas em uma Área de Preservação Permanente (APP), protegidas por Lei. As espécies ficavam em uma área de encosta de morro, acima de 45º, área que é protegida por Lei Ambiental específica.

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o infrator, e o multaram em R$ 12,5 mil. Além disso ele vai responder a processo por crime ambiental, cuja pena em caso de condenação varia de 1 a 3 anos de detenção.

Todas as atividades no local foram suspensas e a área onde ocorreu o desmatamento ilegal foi interditada. O infrator ainda terá que apresentar a um órgão ambiental de Mato Grosso do Sul, um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE).

Na fazenda do infrator foram encontradas e apreendidas 20 árvores da espécie Angico, duas da espécie Ipê, duas da espécie Aroeira e uma da espécie Jatobá.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo