Terremoto de 6,5 graus na Escala Richter atinge a Indonésia e provoca mortes e danos

Foto: Google Maps/Reprodução

O terremoto de magnitude de 6,5 graus na Escala Richter que atingiu o litoral da Ilha de Java, na Indonésia, na tarde desta sexta-feira (15/12), causou sérios danos a infraestrutura do país, além de ter provocado a morte de dezenas de pessoas. O número oficial de vítimas fatais, feridos e desabrigados ainda é incerto.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais, prédios e edifícios desabaram em várias cidades e estradas tiveram que ser interditadas. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que aeroportos foram fechados e voos cancelados.

As autoridades locais chegaram a emitir um alerta de tsunami, mas o mesmo foi cancelado cerca de 45 minutos depois. O abalo sísmico chegou a ser sentido na capital Jacarta por cerca de 20 segundo, tempo suficiente para provocar pânico entre as pessoas, que assustadas saíram correndo em direção as ruas.

Nas regiões litorâneas, muitos moradores decidiram abandonar suas casas, temendo por um tsunami, e provocaram um congestionamento de veículo em algumas rodovias.

O porta-voz da Agência de Contenção de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse em entrevista coletiva que o número oficial de vítimas e desabrigados ainda é incerto, mas que as esquipes de resgate já foram mobilizadas e estão se dirigindo para as regiões mais afetadas pelo tremor.

Ainda segundo Sutopo Purwo Nugroho, na cidade de Tasikmalaya, na parte Ocidental de Java, a 260 km de distância da capital Jacarta vários prédios e edifícios desabaram.

A Indonésia já sofreu vários terremotos em sua história, tendo o pior deles sido de 9,1 graus na Escala Richter e atingindo a Ilha de Sumatra e várias outras próximas.

Na ocasião, 100 mil pessoas morreram na Indonésia, mas o tsunami que se formou no Oceano Índico devastou a região e atingiu vários países, causando a morte de pelo menos 250 mil pessoas, sendo que algumas dessas vítimas simplesmente desapareceram, após terem sido carregadas pelas águas do oceano Índico.

Dados estatísticos divulgados pelas autoridades indonésias revelam que cerca de 150 milhões de pessoas, ou seja, mais da metade da população do país, vivem em áreas consideradas de alto risco de terremotos e tsunamis.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo