Primeira turma da Academia de Líderes da Aprosoja/MS recebe certificados

Curso teve duração de quatro meses e foi ministrado em Campo Grande. – Foto: Liana Feitosa – Aprosoja/MS

Os alunos da primeira turma do curso Academia de Líderes da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) receberam os certificados pela participação no projeto nesta quinta-feira (07), em Campo Grande. A iniciativa, pioneira na entidade, tem o objetivo de formar novas lideranças para atuar no agronegócio estadual.

Esta foi a última solenidade oficial conduzida pelo atual presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, que exerce sua gestão desde agosto de 2015 e encerra no dia 31 de dezembro. Para ele, a iniciativa é uma experiência que ele mesmo gostaria de ter vivido no início de sua jornada como representante de classe.

“Há 11 anos, quando comecei a atuar no coletivo deixando de pensar apenas nos meus negócios próprios, não recebi preparação nenhuma. Levei tombos, demorei, perdi muito tempo para chegar em um nível que eu poderia chegar antes de começar. Hoje esses jovens (da Academia de Líderes) têm essa oportunidade, de absorver um conhecimento extremamente enriquecedor e útil”, detalha Bortolotto.

Desafio para a vida

“É um enorme desafio quando se doar para o bem comum, no dia a dia, significa não receber benefício direto algum. E temos dimensão ainda maior do desafio quando percebemos que nem sempre conseguimos realizar tudo aquilo que sonhávamos. Mas vale muito a pena”, conclui o presidente.

O curso começou em agosto com um módulo de aulas de oratória, postura pessoal e liderança. No segundo módulo, o foco foi na gestão de propriedade, sucessão familiar e cultura organizacional, também com aulas sobre política agrícola e análise do mercado de soja e milho.

No terceiro módulo os participantes conheceram in loco a estrutura do Governo do Estado, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a Assembleia Legislativa e a OCB/MS (Organização das Cooperativa Brasileiras), além do trabalho da Aprosoja/MS e da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Oportunidade ímpar

A última etapa do curso foi realizada no final do mês de novembro em Brasília, com visitas ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária), Instituto Pensar Agro, Aprosoja Brasil e a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária). O tour finalizou no Congresso Nacional, passando pelo Senado e Câmara dos Deputados com o objetivo de conhecer os bastidores e a construção do poder político na Capital Federal.

Para o empresário Lucio Lagemann, Secretário de Desenvolvimento Econômico do município de São Gabriel do Oeste, que participou do curso, a oportunidade foi indispensável e expandiu a mente. “O curso mostrou a necessidade de difundir a importância do agro. O agro é realmente o motor da nossa economia e todos nós devemos nos preocupar com isso. Espero que cada um de nós volte para casa melhor do que quando saiu, com novas ideias, e que essas ideias sejam colocadas em prática para que a gente faça a diferença”, afirma.

“A Academia de Líderes mostra que as pessoas que estão à frente do agronegócio do nosso estado estão preocupadas com as novas lideranças, e o sucesso do curso se deu a isso: nossos líderes estão preocupados em formar novos líderes. O agronegócio realmente precisa de pessoas preparadas para enfrentar tudo o que vem pela frente. Não adianta só pensar em crescimento e desenvolvimento se as pessoas não estão preparadas para ter êxito quando tiverem as oportunidades. Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe e fazer o curso. Foi um sucesso total, um clima de aprendizado muito grande, através de exemplo de pessoas, pessoas que conhecemos. Só tenho a agradecer”, finaliza Lagemann.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo