Terremoto de 6 graus na Escala Richter atinge o Equador

Foto: Divulgação

Um terremoto de magnitude de 6 graus na Escala Richter atingiu na manhã deste domingo (03/12) o Oeste do Equador, provocando interrupção no fornecimento de energia elétrica e suspensão nos serviços de telefonia móvel e fixa. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os tremores mais intensos ocorreram na província de Manabí, onde moradores relataram danos menores. A informação não foi oficialmente confirmada pelas autoridades equatorianas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o terremoto de 6 graus na escala Richter aconteceu por volta das 06h19min (horário local), tendo o abalo sísmico ocorrido na Baía de Caraquez, a 73 km a Nordeste da cidade de Portoviejo.

O Instituto Oceanográfico da Armada, entidade do Governo do Equador, informou que não há necessidade de emitir alerta de tsunami, mas que por precaução todos os moradores serão retirados do litoral.

A Região de Manabí, onde aconteceu o terremoto de hoje, já sofreu com outros abalos sísmicos. Em abril de 2016, por exemplo, a área foi atingida por um tremor de 7,8 graus na Escala Richter, que na ocasião causou sérios danos a infraestrutura local e deixou 670 mortos, além de ter provocado um prejuízo de US$ 3 bilhões.

O Equador fica localizado sobre as placas tectônicas Nazca e Sul-Americana, fazendo com que o país fique propenso a sofrer abalos sísmicos frequentes.

Com informações da Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo