Associação Okinawa elege nova diretoria

Eduardo Kanashiro é o mais jovem presidente a assumir a Associação Okinawa. – Foto: Silvio Mori

A Associação Okinawa de Campo Grande elegeu na manhã deste domingo (26) a nova diretoria executiva para o biênio 2018-2019. A votação que deveria acontecer por votos acabou sendo realizada por aclamação, já que apenas uma chapa concorria ao pleito. Sem restrições ou discordância, a chapa “A União faz a Força”, encabeçada por Eduardo Kanashiro, teve apoio unanime para dirigira a segunda maior entidade dos de descendentes de Okinawa no Brasil.

A Associação Okinawa tem 95 anos e representa os primeiros imigrantes de japoneses de Campo Grande, que chegaram a capital em 1914. A cultura okinawana está presente no cotidiano dos campo-grandenses, principalmente através da culinária, pelo Sobá oriundo da província de Okinawa – extremo sul do Japão.

Troca de Gerações

É a primeira vez que a entidade será conduzida por um presidente relativamente jovem, mostrado com sabedoria que é preciso envolver mais os jovens e deixa-los no comando já que serão responsáveis por manter as tradições do povo de Okinawa.

Eduardo Kanashiro é funcionário público, nascido em Campo Grande e tem 47 anos de idade. Seu desafio é continuar a preservação e divulgação da cultura de Okinawa.  “É um desafio muito grande, a geração que levava está associação para frente era mais antiga. Agora são ideias novas, vamos tentar implementar com o apoio dos mais velhos”, disse.

O novo presidente foi empossado logo após a eleição. A Posse oficial dos demais membros acontece no próximo dia 10 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo