A partir de hoje, Rio e Belo Horizonte terão sinal de TV 100% digital

As 19 cidades da região do Rio de Janeiro terão o sinal analógico de TV desligado. Região de Belo Horizonte, com 39 cidades, também terá o sinal analógico de TV desligado nesta quarta-feira.

Foto: Divulgação

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, passa por mais uma importante etapa. Às 23h59 desta quarta-feira, 22, o sinal analógico de TV será desligado em 19 cidades da região do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pelo Gired, liderado pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, e será homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 96% dos lares da região continuarão assistindo TV após o desligamento do sinal analógico.

Amanhã também é o último dia do sinal analógico em 39 cidades da região de Belo Horizonte. De acordo com a pesquisa do Ibope Inteligência apresentada em 7 de novembro, 94% da população permanecem com o sinal de TV naquela data, pois já estava preparada para o sinal digital ou porque assistia à programação de transmitida por cabo ou satélite. Nas últimas semanas, este número só aumentou e a população que não estava preparada continuou recebendo o apoio e orientação da Seja Digital, que tem por missão não deixar ninguém para trás.

A decisão é resultado do trabalho em parceria realizado pela Seja Digital, Anatel, radiodifusão, governos municipais, ONGs e lideranças locais que, juntos, mobilizaram 58 municípios e milhares de pessoas que apoiam e orientam à população. Foram cerca de 9 mil voluntários mobilizados em prol da digitalização de suas comunidades, cerca de 4 mil instaladores formados para atender a população e mais de 4,8 mil servidores, agentes comunitários de saúde e professores capacitados para levar informação aos moradores.

“Nossa campanha publicitária ocupou todos os espaços possíveis, como outdoor, busdoor, rádio e TV”, afirma Antonio Martelletto, presidente da Seja Digital. “A comunicação se completa com a atuação de nossa equipe local que faz um trabalho de mobilização social e uma imersão nas comunidades mais carentes das regiões por onde passamos”.

A equipe da Seja Digital realizou nessas regiões mais de 1,1 mil Caravanas nas Escolas (apresentações artísticas sobre a TV Digital para mais de 150 mil alunos) e 1,6 mil ações nas regiões de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, como Caravanas da TV Digital e Mutirões, que tinham como objetivo realizar o agendamento para que as famílias de baixa renda pudessem retirar seus kits gratuitos. Em parceria com as prefeituras, foram realizados cerca de 135 mil agendamentos em diversos pontos das cidades, incluindo unidades do CRAS (Centros de Referência Social).

Durante estes cinco meses de atuação e como parte de suas atribuições, a Seja Digital distribuiu mais de 1,5 milhão de kits gratuitos para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital. A expectativa da entidade é que as regiões de Belo Horizonte e Rio de Janeiro sigam os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios continuaram recebendo o sinal de televisão.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo