Conheça a história do Geléia, o empresário que venceu a crise e atinge a marca de 10 milhões de lanches vendidos

Lojas novas, chefs renomados, a venda de 60 mil hambúgueres e de 12 toneladas de batatas mensais marcam a melhor fase do Geléia Burger, o hambúrguer que se tornou a cara do Distrito Federal.

Foto: Divulgação

Se chamarem por Alexandre Santos em algum dos movimentados encontros de food trucks da cidade, dificilmente alguém conseguirá associa-lo ao Geléia, hoje um dos mais disputados hambúrgueres vendidos no Distrito Federal. Com uma marca de 60 mil sanduíches vendidos por mês nos cinco endereços físicos e nos quatro trucks que possui, Geléia, como prefere ser chamado, chegou a uma posição de dar inveja a muitas lanchonetes pomposas da cidade, inclusive internacionais. O segredo? Segundo ele, respeito com o cliente e, claro, o sabor único de suas receitas.

Próximo de atingir a marca de 10 milhões de lanches comercializados, Geléia hoje ganha notoriedade pelo dom nos negócios, mas nem sempre foi assim. Na verdade, sua vida profissional começou num táxi que, segundo ele, não era a melhor fonte de renda. “Trabalhava muito e ganhava pouco”, recorda. Foi quando, decidiu largar o volante e investir numa agência de turismo, a “Geleia Tour”. Depois disso e até os 30 anos, o atual empresário foi Dj e Promoter de festas, e em 2004 o Geleia entrou, definitivamente, para a gastronomia com lojas próprias e franquias no Gama, Samambaia, Taguatinga, Valparaíso, Ceilândia e até na Bahia. “Cópia das muitas que existem por aqui”, mais voltada para a venda de hambúrgueres.

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Em 2013, o negócio já não ia tão bem. Algumas lojas foram fechadas e o resultado foi um amargo prejuízo. Os empréstimos se acumularam e a situação apertou. Mas mesmo com dificuldades de voltar aos negócios, em 2015, com o apoio do amigo Jerry Omar Correia, dono do food truck Mr. Wolf,Geléia decidiu voltar à ideia inicial de venda volante. Só que desta vez, queria algo mais autoral.

Apesar de não saber cozinhar, ele próprio admite, o empresário mais uma vez se renovou e investiu num projeto gastronômico totalmente autoral com o incentivo de Jerry. Em três meses com o trucknas ruas, as pessoas já começavam a falar e reproduzir sobre o Geléia Burger. Fatalmente, o parceiro e amigo pessoal, foi assassinado em 2015. Isso foi o estopim para que ele não desistisse. Jerry deixou 12 receitas para o amigo, atualmente Geléia utiliza 2/3 desta valiosa herança. E daí em diante, o Geléia Burger é só ascensão.

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Nova fase

Nos últimos 3 anos o mercado de food trucks cresceu seis vezes em Brasília, desafiando inclusive a crise econômica. Segundo o responsável pela regulamentação dos foodtrucks, o secretário de Trabalho do DF, Thiago Jarjour, após o crescimento brusco, o mercado deve dar uma estagnada neste momento. “Com isso, todo o segmento tende a se profissionalizar. Quem não se preparar dificilmente vai se estabilizar”, afirmou. Para o Geléia, sempre foi assim. Hoje a rede já conta com quatro trucks e seis lojas. e, recentemente, Geléia anunciou a compra duas lojas no Plano Piloto, um dos principais centros financeiros e de consumo de Brasília.

Com lojas físicas no Gama, Santa Maria, Samambaia e Águas Claras, todas em áreas periféricas à capital, agora é a vez do Sudoeste, bairro nobre da cidade, receber o mais famoso hambúrguer de Brasília. O endereço escolhido foi o Bloco C da comercial da CLSW 105. Curiosamente, a 1 km do local onde seu amigo Jerry faleceu.

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E as novidades não param por aí. Recente parceria com o chef Jimmy Ogro, do programa “Mais Você”, da TV Globo, chega às lojas e trucks da rede com carimbo de exclusividade. “Não pensamos em crise. Vamos ampliar ainda mais nossas opções de sanduíches, com muita qualidade e preços acessíveis. Estamos prestes a lançar novos sabores, e uma versão vegetariana para que possamos atender ao novo público”, afirmou o empresário.

Seus próximos passos serão a abertura de mais uma unidade em Brasília, desta vez na Asa Norte, bairro também empoderado da capital, e ainda lançar uma carta especial com opções de doces, além de sanduíches vegetarianos, sem descartar futuramente até mesmo as veganos. “Temos que acompanhar o que o nosso cliente busca. Não há espaço para pensamentos pequenos”, confidencia.

E não é à toa o pensamento do empresário. Atualmente, o Geléia Burger tem 121 funcionários diretos, responsáveis pelos 60 mil deliciosos hambúgueres vendidos mensalmente nas lojas e nostrucks. Fora as 12 toneladas de batatas rústicas, uma das queridinhas da clientela, que são vendidas por mês. De forma indireta, pelo menos 300 pessoas são beneficiadas com a movimentação dos trucks e das lanchonetes com o selo do empresário, que atualmente concorre ao título de uma das mais disputadas redes de hambúrgueres da região.

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