Terremoto de 6,4 graus na Escala Richter atinge ilhas francesas no Oceano Pacífico

Foto: Divulgação

Um forte terremoto de magnitude de 6,4 graus na Escala Richter atingiu na manhã deste domingo (19/11) as Ilhas da Lealdade, no Arquipélago da Nova Caledônia, no Sul do Oceano Pacífico. Ainda não há informações sobre vítimas e/ou danos.

O território pertence a França e até o momento as autoridades locais não emitiram alerta de tsunami. A região, no entanto, permanece em estado alerta máximo e a evacuação de moradores que possuem casa no litoral não está descartada.

Durante as últimas três semanas, a região onde fica localizada as Ilhas da Lealdade foi afetada por dezenas de tremores, alguns com intensidade superior a 6 graus na Escala Richter.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo, informou que o hipocentro do tremor ocorreu a 74 km a leste de Tadine, na Ilha da Maré, em Lealdade, e a 235 km a leste de Numea, capital da Nova Caledônia.

Já o Serviço de Alertas de Tsunami do Pacífico informou que o tremor foi de magnitude de 6,6 graus na Escala Richter, mas que não foi necessário emitir alertas sobre possíveis ondas gigantes.

A Nova Caledônia fica localizada no conhecido Anel de Fogo do Pacífico, onde ocorrem dezenas de tremores, muitos dos quais são de baixa intensidade.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo