As Aventuras de Bagacinho – Quem Conta um Ponto Cria um Conto – “O Mágico de Oz”

Uma trupe de palhaços contadores de histórias usando a imaginação roda os quatro cantos do mundo em busca de aventuras apresentando “As Aventuras de Bagacinho – quem conta um ponto, cria um conto”. O Grupo Casa, através deste projeto, criou, adaptou e encenou mais de trinta aventuras diferentes, desde histórias originais até grandes clássicos dos contos de fada e da literatura dramática mundial. Em todas as aventuras, Bolonhesa (o mais velho da trupe) inventa uma nova “desculpa” para contar uma história que será encenada pelos palhaços Bagacinho (o aventureiro), Mixirica (a princesa sem frescura), Charanga (o músico atrapalhado), Cebolinha (a violonista), Alcaparra (o galã), Carranca (o poeta), Berinjela (o esquisito) e Coringa (o intérprete de Libras).

Dessa vez, está tudo meio árido e falta criatividade para os palhaços. Bolonhesa está sem coragem. Berinjela está se sentindo enferrujado e sem coração. Charanga anda meio esquecido, faltando-lhe inteligência. Bagacinho, para animar seus amigos, começa a contar a história de Dorothy e Totó, protagonistas de “O Mágico de Oz” da obra do escritor norte-americano L. Frank Baum. A partir daí, o espetáculo é transportado para a terra de Oz, um lugar onde tudo pode acontecer, e onde eles vão precisar de muita coragem, amor e inteligência para levar Dorothy e Totó de volta pra casa.

Na versão da turma do Bagacinho, Dorothy ganha traços sul-mato-grossenses. Sua casa é em Corguinho, cidade vizinha de Campo Grande, onde ela costuma tomar tereré com seu cachorrinho Totó.

Uma grande e emocionante aventura que abusa de canções populares, da pantomima italiana, da commedia dell’arte, da contação de história, da palhaçaria clássica e de técnicas circenses. Para essa versão, o Grupo Casa cria este espetáculo cheio de poesia, cores e bom humor.

Grupo Casa – Coletivo de Artistas fundamenta sua pesquisa cênica estudando teoricamente nossas raízes culturais e históricas, através da literatura dramática clássica, moderna e contemporânea, dividindo questões através do experimento de materiais não convencionais de dramaturgia, da arte do palhaço, na apropriação das novas mídias e na exploração dos espaços alternativos de representação. O grupo afirma sua contribuição na formação de plateia, na construção do sujeito e no enriquecimento cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, oferece o projeto “As Aventuras de Bagacinho – Quem Conta um Ponto Cria um Conto”, como uma forma de manter crianças e adultos conectados com a forma de expressão mais secular que existe.

Data: 19 de Novembro de 2017.

Horário: 15h30.

Local: Shopping Bosque dos Ipês.

Onde: Teatro Arena Bosque / Espaço Grupo Casa (2º piso – próximo à praça de alimentação).

Entrada: Gratuita.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo