Terremoto de 5,4 graus na Escala Richter atinge a Coréia do Sul

Carro fica destruído em Pohang, na Coréia do Sul, em decorrência do terremoto que atingiu o país nesta quarta-feira (15/11). – Foto: Reuters

Um forte terremoto de magnitude de 5,4 graus na Escala Richter atingiu na madrugada desta quarta-feira (15/11), por volta das 03h35min (horário de Brasília), o Sudeste da Coréia do Sul, deixando pelo menos sete pessoas feridas. Ainda não há informações sobre danos.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o tremor chegou a ser sentido em todo o país, mas até o momento não foram registrados danos e/ou vítimas fatais.

O Ministério da Administração Pública da Coréia do Sul informou que equipes de emergência, bombeiros e policiais foram mobilizados e já estão a caminho das regiões mais atingidas. O número de vítimas, no entanto, pode aumentar.

Segundo informações da Agência Meteorológica da Coréia do Sul, o terremoto aconteceu a uma profundidade de 8 km, próximo a cidade industrial de Pohang, sede da Posco, quarta maios produtora de aço do mundo.

Imagens veiculadas nas redes sociais mostra algumas janelas de lojas quebradas, vários carros danificados e fendas e crateras no chão. Muitos moradores permanecem nas ruas, com receio de outros tremores, as chamadas réplicas.

O terremoto de hoje ocorre na véspera do exame nacional de ingresso nas universidades, quando estudantes do ensino médio prestam provas para definirem seu futuro.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que um novo tremor, de magnitude de 4,3 graus na Escala Richter, voltou a atingir o país. Ainda não há informações sobre danos e/ou vítimas.

O primeiro-ministro da Coréia do Sul, Lee Nak-Yeon, determinou o imediato desbloqueio de todos os recursos governamentais possíveis, com o objetivo de ajudar os governos locais e auxiliar os estudantes que queiram prestar o exame.

As autoridades sul-coreanas informaram que o abalo sísmico não atingiu os reatores nucleares, atividades não foram paralisadas.

A península coreana (Coréia do Sul e Coréia do Norte) registra poucos terremotos significativos, mas qualquer tremor é vigiado e estudado pelas autoridades sul-coreanas, porque pode ser um sinal de teste nuclear feito pelas autoridades norte-coreanas.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) ainda não se manifestou sobre o terremoto de hoje na Coréia do Sul.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo