Terremoto de 7,3 graus na Escala Richter atinge o Iraque e países vizinhos

Cidade de Sarpol Zahab, na província de Kermanshab, no Irã – Foto: Instagram

Um forte terremoto de magnitude de 7,3 graus na Escala Richter atingiu na noite deste domingo (12/11), por volta das 21h15min (horário local), o Iraque, e deixou dezenas de mortos e de feridos, além de milhares de desabrigados. O abalo sísmico ocorreu na fronteira com o Irã, mas até o momento não há informações sobre vítimas no país vizinho.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o tremor atingiu a cidade de Derbendîxan, que ficou destruída. As autoridades iraquianas informaram que dezenas de pessoas foram mortas e que existem centenas de feridos e milhares de desabrigados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), que monitora os tremores em todo o mundo, divulgou a informação de que o epicentro do tremor foi registrado a 22,4 km de distância de Derbendîxan e a 32,6 km de distância de Halabjah, e a uma profundidade de 23,2 km.

A cidade iraniana mais próxima é Sarpol-e Zahab, a 52,4 km do epicentro. Ainda não há informações sobre danos e vítimas no Irã.

Equipes de emergência e do Crescente vermelho foram mobilizadas é já estão seguindo para as regiões mais atingidas. Policiais e membros do Exército estão seguindo junto para fazer a segurança.

Cidade de Sarpol Zahab, na província de Kermanshab, no Irã – Foto: Instagram

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o Departamento de Emergência do Irã divulgou um comunicado oficial afirmando que 93 pessoas morreram no país e que cerca de outras 1.200 ficaram feridas. As vítimas estão sendo socorridas e encaminhadas a hospitais.

O Governo Autônomo do Curdistão informou agora a pouco que vários cidadãos morreram na Província de Suleimaniya, e que cerca de 500 ficaram feridos.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que o terremoto também foi sentido nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Líbano, Israel, Palestina e Turquia. As autoridades destes países ainda não divulgaram informações sobre possíveis vítimas e danos.

A Agência de Notícias Associated Press informou que ao menos 14 províncias iraquianas foram atingidas pelo terremoto e que vários prédios desabaram. O número de mortos e feridos deve aumentar no país.

O ministro de Recursos Hídricos do Iraque, Saad al Janabi, informou que deslizamentos de terra atingiram uma montanha perto da Represa de Darbandikhan, mas que ainda não foi possível verificar os danos.

As autoridades iraquianas determinaram a evacuação em massa de todos os moradores que residem nas proximidades da represa, já que trabalhadores disseram que constataram rachaduras/fissuras nas paredes da estrutura.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo