Muito além de heróis e bandidos

Sérgio Praça explica as origens da grande corrupção e qual o papel da Lava Jato na sua contenção.

Foto: Divulgação

Você está recebendo, em primeira mão, um exemplar da pré-impressão de uma obra que segue um caminho muito diferente das que vemos nas livrarias. Ao invés da exaltação ou execração de personagens, na qual se perde a essência da discussão e tampouco se entende a abrangência e os mecanismos da corrupção em grande escala. Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato, lançamento da Editora Évora por meio de seu selo Generale, previsto para 10/11/2017, nos traz o resultado de um intenso trabalho de investigação e apuração.

Com um texto preciso, o cientista político Sérgio Praça explica de forma minuciosa os caminhos trilhados por corruptos e corruptores. A obra é dividida em quatro partes:

– Compra de votos: o destino do dinheiro desviado.

– Licitações e os mecanismos de corrupção.

– Órgãos de controle: vícios e virtudes.

– Colaborações premiadas e acordos de leniência.

“O principal objetivo das páginas deste livro é elucidar como a corrupção acontece, como ela é combatida e como as orga­nizações de controle lutam entre si para ganharem autonomia e reputação. Nem sempre essa luta resulta em um equilíbrio político com baixa corrupção. Ao contrário: temos hoje muito combate à corrupção e muita corrupção”, explica Sérgio.

O livro traz informações exclusivas e entrevistas com 54 pessoas sob anonimato, em que diversos fatos inéditos ou muito pouco detalhados na mídia são trazidos à tona. Você sabia que o governo Dilma e a Odebrecht estiveram próximos de um acordo de leniência em 2015? Ou que a Controladoria Geral da União quase evitou obras corruptas na Petrobras, mas foi impedida pela Comissão de Orçamento do Congresso? Ou por que, apesar da Controladoria Geral da União apurar fortíssimos indícios de desvios no Maracanã, nenhum órgão público levou a denúncia adiante? Ou como um “cacique” do Congresso se beneficiou da compra de votos em Roraima?

Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato é fruto da ação investigativa concebida por meio de uma análise política qualificada que traz os porquês da corrupção e como a Operação Lava Jato colabora para evitar que o problema se repita ou, ao menos, seja minimizado.

SOBRE O AUTOR – Sérgio Praça é professor e pesquisador da Escola de Ciências Sociais do CPDOC (FGV-RJ). É também pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FGV-SP. É mestre e doutor em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado pela FGV-SP. É colunista nos sites da Veja e da Exame.

SOBRE O LIVRO – Guerra à Corrupção: Lições da Lava Jato

Autor: Sérgio Praça

Origem: Brasil

Assuntos: Lava Jato, política, corrupção, jornalismo investigativo

Preço: R$ 29,90

Páginas: 128

Formato: 16×23 cm

ISBN: 978-85-8461-154-6

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª – Editora: Évora – Selo: Generale

SOBRE A EDITORA ÉVORA

Editora de livros de negócios e universitários (selo Évora), ficção e não ficção (Generale) e literatura infantil (Folia de Letras). As publicações estão disponíveis em todas as livrarias do Brasil ou pelo canal na internet – www.evora.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo