Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos instala 95 obras de arte em seu Centro Médico de Especialidades

Noventa e cinco obras da Coleção Bradesco de Arte Brasileira podem ser apreciadas no Centro Médico de Especialidades do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. O destaque é uma grande tela em formato geométrico e características abstratas de Sérgio Firgermann.

O projeto, idealizado pela instituição, tem como objetivo proporcionar um novo olhar ao ambiente hospitalar, de acordo com a superintendente Maria Lúcia Pontes Capelo Vides. “Essa ação visa trazer a quem passa pelo local, por meio da arte e cultura, uma visão diferente, de acolhimento e bem-estar.”

A curadoria da exposição ficou aos cuidados da Expomus – Exposições, Museus e Projetos Culturais –, que também é responsável pela coordenação da Coleção Bradesco de Arte Brasileira.

Saguão do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos em São Paulo (SP) – Foto: Victor Hugo

De acordo com a curadora Vanessa Biazioli, as obras dos 55 artistas selecionados estão distribuídas pelos três andares do Centro Médico de Especialidades, a partir de uma minuciosa análise do acervo, visando aliar cores, formas e temáticas conforme as especialidades do local.

“Pensamos em temas delicados e harmoniosos, a fim de trazer leveza. Por isso, seguimos uma linha curatorial voltada especialmente a obras de paisagens e de linguagem Naif, conhecida pelo seu colorido e simplicidade dos traços, realizada por artistas autodidatas”, explica Vanessa Biazioli.

Os quadros, em sua maioria, pinturas, estão nas recepções e consultórios de todas as alas. A importância da arte no Edmundo Vasconcelos é reconhecida desde o projeto arquitetônico, assinado por Oscar Niemeyer. Já no prédio principal, outro importante artista brasileiro presente é Di Cavalcanti, representado por murais decorativos.

OMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br

Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV

Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV

YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo