Em MS, mais de 80% dos arquitetos aptos participaram das Eleições do CAU

Conselheiros federais atuam em Campo Grande e Dourados.

Foto: CAU/MS – Divulgação

As Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ocorreram ontem e mobilizaram 74.584 arquitetos e urbanistas de todo o país, que votaram para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF.

Em Mato Grosso do Sul, a Chapa 1 teve 46% dos 1.298 votos, elegendo como conselheiros federais (titular e suplente) os arquitetos Osvaldo Abrão de Souza e Fabio Luis da Silva. Mais de 80% dos 1.595 profissionais aptos participaram do processo eleitoral.

A escolha dos conselheiros estaduais será proporcional ao número de votos de cada chapa. Os eleitos cumprirão mandato no triênio 2018-2020.

A apuração eletrônica do percentual de votos dedicado a cada chapa foi auditada pela empresa de auditoria externa Securitylabs Serviços de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas, contratada pelo CAU por meio de licitação.

Os resultados foram homologados pela Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR (CEN-CAU/BR) em evento transmitido via internet. Os nomes dos conselheiros que vão assumir o CAU/BR e os CAU/UF no ano que vem serão divulgados ainda nesta quarta-feira, 1º de novembro, pela CEN-CAU/BR.

Função do CAU/BR e dos CAU/UF

O CAU/BR e os Conselhos Estaduais são autarquias federais uniprofissionais dotadas de personalidade jurídica de direito público, que constituem serviço público federal e têm a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo principal do CAU é regular o exercício da profissão de arquiteto e urbanista no Brasil, defender o interesse e a segurança da sociedade. Nessa estrutura federativa, o CAU/BR é a instância normativa e recursal. Ou seja, aprova as normas que regulam a profissão, como as atividades que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas, o Código de Ética e as Tabelas de Honorários; e julga em grau de recurso os processos realizados pelos CAU/UF.

Os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

Saiba mais sobre o processo eleitoral do CAU em www.caums.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo