Mochi ministra palestra sobre o Poder Legislativo para líderes do Aprosoja

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (26/10), o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), palestrou para os integrantes da Academia de Líderes da Aprosoja/MS, sobre o funcionamento do Legislativo Estadual. O parlamentar descreveu todo o histórico do Poder Legislativo e foi contextualizando a parte histórica de Mato Grosso do Sul, e ainda descreveu partes importantes do funcionamento da Assembleia.  “Hoje nós somos em 24 parlamentares, possuímos cinco secretarias que auxiliam no andamento dos trabalhos. Somos geridos pelo princípio de simetria e cada deputado tem seu gabinete”, explicou Mochi.

Mochi complementou falando do Colégio de Líderes no Parlamento. “Aqui nossas decisões de ordem interna são compartilhadas para que assim possamos ter uma relação de harmonia. É uma maneira de acolher e ouvir todas as opiniões e a partir daí, construir dessa forma os consensos mínimos, porque toda a vez que se compartilha as decisões se erra menos. O objetivo do Colégio de Líderes é permitir que os deputados por meio de suas lideranças compartilhem da administração da Casa”, afirmou o presidente.

Para finalizar, Mochi reforçou a importância que tem a participação da sociedade no Parlamento. “Essa Casa de Leis tem o maior interesse que o cidadão participe. Se faz necessário que a sociedade civil faça o acompanhamento de quem ela elege, vendo o que está sendo realizado e também se o deputado está cumprindo ao que se propôs”, enfatizou.

O presidente da Aprosoja/MS, Christiano da Silva Bortolotto, agradeceu a excelente palestra e destacou a importância do conhecimento para os integrantes da Academia de Líderes do Aprosoja/MS. “Eu agradeço o teu companheirismo, és uma pessoa que atua em benefício do setor e agradecemos essa parceria. São aprendizados como este, por intermédio da tua explanação que fazem a diferença na construção do conhecimento, e neste sentido contribuem de forma efetiva no resultado final”, revelou Bortolotto.

“Foi uma aula de como funciona a Assembleia Legislativa e a partir do conhecimento que recebemos hoje é possível poder além de entender, também participar mais ativamente” avaliou Eduardo Loeff, que é integrante da Academia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo