Tufão atinge o Japão e deixa 2 mortos e dezenas de desabrigados

Policial enfrenta chuva torrencial em Tóquio, capital do Japão – Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Um tufão atingiu na manhã deste domingo (22/10) a principal ilha do Arquipélago Japonês, causando destruição e mortes, além de deixar dezenas de pessoas desabrigadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Tufão Lan, apesar de ter se enfraquecido, ainda é considerada uma tempestade poderosa, e pode causar sérios danos a infraestrutura do país, além de vítimas.

Por precaução, as autoridades japonesas determinaram a evacuação imediata de milhares de pessoas que residam no litoral, além de ter ordenado o cancelamento de centenas de voos. Em algumas cidades, o espaço aéreo foi fechado.

As primeiras informações revelam que um homem morreu após se atingindo por um andaime que despencou devido as fortes rajadas de vento. Um pescador também morreu ao tentar segurar seu barco para evitar que ele fosse levado pelas fortes marés.

O Serviço de Meteorologia do Japão informou que o tufão Lan foi classificado como sendo uma tempestade de categoria 4, e pode provocar danos e vítimas. A tempestade, que atualmente encontra-se no Sul do arquipélago japonês, está se dirigindo rapidamente para o Nordeste do país.

Os meteorologistas preveem para as próximas horas chuvas de mais de 80 milímetros e rajadas de vento de até 95 km/h. A tempestade deve atingir o solo de Honshu, principal ilha do arquipélago japonês, provavelmente entre a noite de hoje e a madrugada desta segunda-feira (23/10).

Meteorologistas e autoridades japonesas acreditam que a tempestade deve atingir a capital Tóquio, apesar de sofrer danos menores, já que ela está perdendo força.

O Governo do Japão emitiu alertas para todo o país devido a chuvas intensas, fortes rajadas e inundações, principalmente em regiões que ficam localizadas na Costa do Pacífico.

A emissora estatal de TV e Rádio do Japão, a NHK, informou agora a pouco que mais de 70 mil pessoas em várias regiões do país, foram aconselhados a deixar suas respectivas casas, sendo que cerca de 5 mil receberam ordens para fazê-lo imediatamente.

Com informações das Agências Reuters e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo