PMA autua e multa fazendeiro em Jaraguari por desmatamento ilegal de madeira

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (19/10), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Jaraguari, a 37 km de Campo Grande, capital do estado, um desmatamento ilegal sendo realizado.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na terça-feira (17/10), em uma propriedade rural que fica localizada na Região Central do Estado, durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam a fiscalização quando constataram o desmatamento, e foram averiguar o que estava ocorrendo.

Assim que chegaram ao local, os policiais militares ambientais perceberam que os trabalhadores rurais haviam desmatado uma grande área, tendo sido derrubadas várias árvores de grande porte. O fazendeiro não apresentou nenhuma documentação emitida por um órgão ambiental autorizando o desmatamento.

Foram encontradas e apreendidas no local postes e estacas de madeira, que iriam servir para cerca a propriedade rural. Toda a madeira, cerca de 18 m³, foi apreendida e as atividades no local foram suspensas, tendo a fazenda sido parcialmente interditada.

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o infrator, que não teve a identidade divulgada, e o multaram em R$ 18 mil. Além disso, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental.

O infrator irá responde judicialmente por desmatamento e exploração ilegal de madeira. Caso seja condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 6 meses a 1 ano de prisão.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo