Aloha Spirit “Elas” reunirá cerca de 1.500 competidoras nas águas de Santos

Evento na Praia da Aparecida em comemoração ao “Outubro Rosa” terá disputas de Stand Up Paddle, Natação e Canoa Havaiana.

Canoa Havaiana – Foto: Alexandre Socci

As águas de Santos que, tradicionalmente, já contam com muitas atletas serão “invadidas” neste final de semana pelas mulheres competidoras. Como parte das comemorações ao ‘Outubro Rosa’, o Aloha Spirit, maior festival de esportes aquáticos da América Latina, promoverá uma edição especial só para “Elas”. Em ação cerca de 1.500 participantes do sexo feminino, nas provas de Stand Up Paddle, natação em águas abertas e canoas havaianas, com a arena montada na Praia da Aparecida, em frente ao Colégio Escolástica Rosa.

Outra grande atração do Aloha Spirit Festival “Elas” será a união de forças com o Festival Kaora, em sua segunda edição, reunindo mulheres sobreviventes do câncer para competir numa prova de velocidade em catamarãs de canoas havaianas, sob o comando do experiente Fábio Paiva. A programação também contará com palestra do canoísta paralímpico Fernando Fernandes, sobre motivação e foco para superar limites, práticas de yoga com a professora Deni Filetti e o Cinema Aloha Spirit na praia – estas duas últimas atividades realizadas sexta-feira e sábado no final de tarde.

A expectativa é de disputas acirradas, incentivo à prática do esporte e revelação de novos valores e também de uma grande confraternização. As competições no mar serão realizadas no sábado (21), a partir das 9 horas. Já o Festival Kaora, que promete muita emoção, encerra as atividades no domingo, também às 9h. O diretor do evento, João Castro, explica a escolha de Santos para a realização do Festival exclusivo para as mulheres.

Stand Up Paddle – Foto: Alexandre Socci

“Por ser uma cidade com o DNA dos esportes aquáticos, por ter turismo contínuo, que quer dizer volume de pessoas que vão se envolver de alguma forma com o evento. Além disso, por ser mês de Outubro, somar forças com o Kaora, ação internacional de alerta ao câncer de mama, que encontrou em Santos a sua base no Brasil”, destaca.

Segundo ele, a competição teve grande receptividade, atraindo atletas de nada menos que 12 estados. “Realizamos o maior festival de esportes aquáticos da América Latina e hoje, dos 1.600 atletas de todo o Brasil, não menos que 40% são mulheres. Outro fator que nos levou a lançar esta etapa exclusiva foi observar que apenas grandes corridas de rua são para mulheres e não temos nada no mar, na praia. Por que não?”, argumenta João Castro.

Quem também comemora a realização do evento em Santos é Fábio Paiva, pioneiro e grande entusiasta das canoas havaianas e responsável pela realização do Festival Kaora. “Será a união em prol do esporte. Quando o João nos falou do evento Elas, logo pensamos em realizar os eventos juntos. Santos já tem essa vocação, essa tradição no mar. Vai ser sensacional”, comenta Fábio.

Natação – Foto: Alexandre Socci

Em seu nono ano consecutivo, o Aloha Spirit tem uma forte relação com a cidade sede do Elas. O diretor do evento, João Castro, decidiu criar um evento após realizar uma travessia de canoa havaiana em 2008, entre Santos e Paraty. O Festival foi crescendo e ganhando força e modalidades. “O Aloha Spirit é o único evento do Brasil que se aproxima muito dos maiores festivais de Paddle do mundo”, vibra João.

O Aloha Spirit Festival “Elas” tem os patrocínios de Riachuelo e Cacau Show, com apoios de Booking.com e Onodera. Colaboração: Prefeitura Municipal de Santos. Realização: Associação Magna de Desportes e Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Canoa Havaiana – Foto: Alexandre Socci

PROGRAMAÇÃO DO ALOHA SPIRIT FESTIVAL “ELAS”

SEXTA-FEIRA, DIA 20

10h – Abertura do receptivo/retirada do kit (até 20h) na arena montada na Praia da Aparecida

17h – Prática de Yoga coletiva com Deni Filetti na arena na Praia da Aparecida.

18h – Cinema Aloha Spirit na praia na arena na Praia da Aparecida

SÁBADO, DIA 21

7h30 – Abertura da arena na Praia da Aparecida

9h – Largada de Stand Up Paddle

10h30 – Largada de natação em águas abertas – provas de 1,5 e 3 km

12h30 – Largada de canoa havaiana OC6

13h30 – Palestra com Fernando Fernandes – “Motivação e foco para superar limites” – na arena na Praia da Aparecida

14h30 – Largada de canoa havaiana OC1, OC2 e canoa polinésia V1

17h – Prática de Yoga coletiva com Deni Filetti na arena na Praia da Aparecida

17h30 – Cinema Aloha Spirit na praia na arena na Praia da Aparecida

DOMINGO, DIA 22

7h30 – Abertura da arena na Praia da Aparecida

8h – Sorteio das equipes para o Festival KAORA

9h – Início das baterias do Festival KAORA

11h – Premiação do Festival KAORA na arena na Praia da Aparecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo