Primeiro Polestar sem a Volvo é um cupê híbrido com mais de 600 cv

Minutos depois de apresentar um teaser, a Polestar mostrou (virtualmente) seu primeiro carro de produção. Belo coupé de duas portas, o Polestar 1 usa o Volvo Concept Coupé de 2013 como inspiração e é baseado parcialmente na plataforma SPA, como a série 90 da Volvo e o XC60. Metade é derivado da SPA, enquanto a outra metade é um produto novo da parceria entre Volvo e Polestar.

Como consequência, ele é mais que uma versão coupé do S90 Sedan, especificamente se considerarmos que o Polestar 1 é um passo acima quando falamos em powertrain. O potente conjunto híbrido entrega 608 cv de potência e 102 kgfm de torque.

Além disso, um (não especificado) pacote de baterias é o suficiente para impressionantes 148 km de autonomia no modo elétrico, o que leva a Polestar a dizer que o coupé esportivo tem a maior autonomia elétrica entre os híbridos de produção até então. A carroceria é toda feita em fibra de carbono, para redução de peso e melhora da rigidez em 45%. Na traseira, um motor elétrico com vetorizador de torque serve para dar uma dirigibilidade mais precisa e melhorar a entrega de força.

Os números de desempenho não foram divulgados, mas pode-se dizer que será mais rápido que o Volvo S90 em sua versão mais potente, a T8. Para lembrar, o sedã híbrido precisa de 5,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 250 km/h. Com 200 cv e 36,7 kgfm de torque a mais que o sedã, o Polestar 1 deverá ser (bem) mais rápido.

Teremos que esperar pacientemente para vê-lo pelas estradas, já que a marca diz que a produção está prevista para começar somente em meados de 2019 na nova fábrica da marca em Chengdu, China, que começará a operar no meio de 2018. Em 2019, um modelo menor chamado Polestar 2 será lançado para concorrer com o Tesla Model 3, além de ser o primeiro modelo totalmente elétrico do Volvo Car Group. Mais tarde, o SUV Polestar 3 será lançado.

Entre 2019 e 2022, um total de 5 EVs serão apresentados pelo grupo, alguns pela Polestar, outros pela Volvo. Para colocar a Polestar no mapa dos esportivos, a Volvo e a Geely anunciaram planos de investimentos de 640 milhões de euros na marca.

A Polestar já aceita encomendas do coupé, que será vendido pela internet em planos de 2 ou 3 anos. As concessionárias, chamadas de “Polestar Spaces”, estão sendo construídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo