Atentado deixa 50 mortos e 400 feridos em Las Vegas, nos EUA

Pessoas são vistas correndo as saídas após o ataque ocorrido na madrugada desta segunda-feira (02/10) em Las Vegas (EUA) – Foto: David Becker Getty Images/AFP

Um tiroteio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (02/10), por volta das 01h15min (horário de Brasília), em Las Vegas, nos Estados Unidos (EUA), causou a morte de pelo menos 50 pessoas e deixou outras 400 feridas. O ataque já está sendo considerado o mais letal da história do país.

Equipes de resgate, policiais, militares e agentes do FBI (Polícia Federal) foram mobilizadas e já estão no local do atentado, que foi isolado e cercado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o suspeito atirou do 32º andar de um edifício onde funciona um resort e um cassino, o Mandalay Bay, contra uma multidão que participava de um festival de música country.

Os feridos estão sendo socorridos e levados a hospitais da região. Os corpos das vítimas fatais estão sendo resgatados e levados para o necrotério, onde serão examinados.

As autoridades locais informaram agora a pouco que o número de vítimas (mortos e feridos) pode aumentar nas próximas horas, porque ainda existem muitas pessoas sendo resgatadas e porque outras, mesmo estando feridas, correram em direção as saídas e foram socorridas por motoristas que passavam pelas imediações.

Paramédicos são vistos tratando de feridos próximo a Route 91 Harvest Festival, em Las Vegas (EUA) – Foto: Chase Stevens/Las Vegas Review-Journal via AP

O porta-voz da polícia de Las Vegas informou que o suspeito foi identificado como sendo Stephen Paddock, de 64 anos, e que ele foi morto por policiais que invadiram o prédio do Mandalay Bay.

Já o xerife (delegado) de Las Vegas, Joe Lombardo, informou que o atirador se suicidou antes que a polícia entrasse no apartamento onde ele se encontrava e onde foram encontradas e apreendidas 10 armas, entre pistolas e rifles de longo alcance.

Informações preliminares revelam que Stephen Paddock começou a atirar em direção a Route 91 Harvest Festival, um festival de música country ao ar livre, por volta das 01h15min (horário de Brasília). Na ocasião cerca de 22 mil pessoas estavam no local.

A casa do suspeito está neste momento sendo revistada pela polícia e todos os familiares dele estão sendo procurados para prestar depoimento.

Policiais pedem para as pessoas se protegerem enquanto tiros são disparados pelo suspeito em Las Vegas (EUA) – Foto: John Locher/AP

A motivação do crime ainda é desconhecida, mas está sendo investigada pelas autoridades policiais locais e pelo FBI, que enviou agentes para Las Vegas. O incidente está sendo tratado como atentado.

Testemunhas disseram que no momento do ataque houve pânico e que muitas pessoas caíram no chão, enquanto outras corriam desesperadamente em direção as saídas.

Outra testemunha, que pediu para não ser identificada, disse que as pessoas atingidas pelos disparos começaram a cair e que os músicos que estavam no palco correram, deixando para trás os instrumentos musicais.

As equipes de resgate e policiais chegaram rapidamente ao local e ajudaram as pessoas a saírem da área aonde estava acontecendo o show. Muitos procuram abrigo dentro de hotéis, restaurantes, bares e prédios.

Policiais foram flagrados se posicionando em locais estratégicos e as imagens foram colocadas nas redes sociais. As autoridades pediram para que as pessoas não divulguem essas imagens para não colocar em risco os policiais e agentes federais.

As autoridades locais informaram agora a pouco que dois policiais foram feridos, mas que ambos foram socorridos e levados às pressas a um hospital de Las Vegas. O estado de saúde deles é estável, e eles não correm risco de morte.

Por precaução, o Las Vegas Boulevard foi fechado e a Rodovia 115 foi interditada. A polícia pediu a todos que evitem trafegar pela região, porque pode haver outros suspeitos armados.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que as ruas próximas a casa do suspeito, localizada na cidade de Mesquite, no Estado de Nevada, foram bloqueadas.

A MGM Resorts, proprietária do Mandalay Bay Resort, divulgou um comunicado enviando condolências as vítimas e familiares e se prontificando a cooperar com a polícia.

Já o governador de Nevada, Brian Sandoval, qualificou o ataque como “um ato vergonhoso de violência”. O Papa Francisco disse estar profundamente “triste pela tragédia”, a qual qualificou como sendo “insensata”.

O ex-presidente Barack Obama lamentou a tragédia, afirmando via Twitter: “Michelle e eu estamos rezando pelas vítimas em Las Vegas. Nossos pensamentos são com suas famílias e todos que estão passando por outra tragédia sem sentido”.

Até o momento o presidente dos EUA, Donald Trump, não se manifestou sobre o ocorrido.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo