Facelift do Ford Ka terá Reforços Estruturais

Hatch e Sedan devem ganhar coluna B mais forte, entre outras medidas

Ford Ka 1.0 Trail (Foto: Divulgação)

Reforçar a estrutura de um carro já lançado não chega a ser incomum, várias medidas de aperfeiçoamento dos projetos costumam ser feitas já em linha e nem sempre se tornam públicas. Mas os crash tests de impactos laterais têm levado a alguns reforços específicos, em especial, mudanças na coluna B. Além do Chevrolet Onix e Prisma, o Ford Ka e Ka + também vai ficar mais seguro neste aspecto. O lançamento do facelift será até o segundo semestre do ano que vem.

Ao contrário dos modelos da concorrência, o Ford vai receber novos materiais, contudo, sem estampagem a quente. Segundo fonte ligada ao fabricante, a reforma de meio de vida (MCA) contará com uma nova coluna estampada a frio, mas de maior espessura. “Também não é só uma questão de uma peça mais resistente possível em um só lugar, temos que calcular outros reforços como longarinas no assoalho. E também levar em consideração a altura em que a barreira colide contra o carro”, afirma a fonte. A pequena largura do habitáculo exige uma forma muito eficiente de absorção de impactos.

Claro que não é apenas a coluna B a responsável por melhorar os resultados neste tipo de teste, outras medidas como barras de aço de ultra alta resistência ajudam na tarefa. Até mesmo revestimentos internos da porta são projetados para não machucar os ocupantes, graças ao uso de espumas absorvedoras, medidas aplicadas no Ka hatch e sedã.

Motor Ford Ka+ 1.0 (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que ambos têm um bom nível de segurança para a classe, especialmente pela oferta de ESP e controle de tração, por mais que os itens sejam restritos aos modelos SEL. Ampliar a oferta das salvaguardas eletrônicas para outras versões será outra medida da Ford.

Em mecânica, é certo que o Ka deve ganhar o motor 1.5 de três cilindros. Mas quem espera uma versão automática, pode esperar sentado: a caixa de seis marchas do Fiesta não será aplicada no compacto de entrada. É certo também que o aventureiro Trail fará parte da oferta em um segundo momento.

E quanto ao Fiesta

Quanto ao Fiesta, o facelift previsto para novembro vai se concentrar na dianteira e interior. A estrutura será basicamente a mesma, pois o carro já atende com folga os pré-requisitos de institutos como o Latin NCAP.

Ford Fiesta 1.0 EcoBoost (Foto: Leo Spósito)

O painel terá elementos um pouco diferentes dos aplicados no EcoSport. A central multimídia de oito polegadas Sync3 fica na mesma posição, a grande mudança estará nas saídas de ar laterais. A traseira tem apenas retoques, em especial no para-choque. A parte mecânica seguirá o feito no EcoSport 1.5 Dragon e também terá a opção de câmbio automático de seis marchas. A mesma caixa será aplicada no 1.0 EcoBoost.

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