Terremoto de magnitude de 7,1 graus na Escala Richter atinge o México

O abalo sísmico causou destruição e deixou dezenas de mortos e feridos, inclusive na capital do país.

Um forte terremoto de 7,1 graus na Escala Richter atingiu nesta terça-feira (19/09) o México – Foto: Claudia Daut/Reuters

Um forte terremoto de magnitude de 7,1 graus na Escala Richter atingiu na tarde desta terça-feira (19/09) o Centro do México, causando muita destruição e deixando dezenas de mortos, feridos, desaparecidos e desabrigados.

Equipes de resgate foram mobilizadas e já estão a caminho das regiões mais atingidas. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que em algumas cidades prédios desabaram e que várias casas pegaram fogo.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – Sigla em inglês) informou que o terremoto ocorreu por volta das 15h24min (horário de Brasília) e que teve como epicentro a cidade de Izucar, no Estado de Matamoros, ao Sul da Cidade do México, capital do país.

Até o momento há a confirmação de 50 mortos em 3 Estados e que 20 prédios sofreram sérios danos na capital. As equipes de emergência informaram que várias pessoas estão soterradas sob os escombros de casas e prédios e que os resgates estão em andamento, apesar do risco de explosões.

Prédios desabaram e blocos de concreto que se desprenderam esmagaram dezenas de carros – Foto: Alfredo Estrella/AFP

O abalo sísmico acontece no mesmo dia em que estava sendo lembrado o 32º aniversário do grande terremoto de 1985, que deixou milhares de mortos na Cidade do México.

Imagens divulgadas agora a pouco, via redes sociais, mostram vários prédios parcialmente destruídos e equipes de emergência socorrendo as pessoas que ainda permanecem sob os escombros. É possível ver incêndios em algumas residências.

As autoridades mexicanas estão priorizando o socorro às vítimas e equipes da Polícia, dos Bombeiros e do Exército foram mobilizadas para ajudar no resgate.

Vários hospitais foram evacuados às pressas e os pacientes tiveram que permanecer nas ruas. Estações de trens e metrô foram fechados, assim como o Aeroporto Internacional do México.

Hospitais foram evacuados às pressas e pacientes tiveram que permanecer nas ruas – Foto: Marco Ugarte/AP Photo

Dezenas de voos foram cancelados e os pilotos de alguns aviões que sobrevoavam a capital no momento do terremoto foram orientados a seguir para outros aeroportos.

Ainda não há informações sobre a extensão dos danos causados pelo terremoto, mas acredita-se que eles sejam imensos. Testemunhas disseram que carros estacionados nas ruas foram esmagados por blocos de concreto que se desprenderam dos edifícios.

Outras testemunhas disseram que durante o terremoto muitas pessoas entraram em pânico e que elas saíram correndo em direção as escadas de prédios e edifícios.

O Serviço Nacional do México informou que o epicentro do tremor ocorreu a 57 km de profundidade, nos arredores da cidade de Axochiapan, no Estado de Morelos, a cerca de 120 km de distância da capital.

Com informações das Agências Reuters, Associated Press e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo