Dia da Árvore: Sistema Famasul planta mudas em projeto urbano de conservação ambiental

Foto: Divulgação

O Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, na Capital Sul-mato-grossense, foi escolhido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, para implantação de um projeto de recuperação e conservação ambiental urbano: o Bosque 40 anos Famasul.

No local, serão 80 mudas, entre Ipês – árvore símbolo do estado e outras espécies nativas do Cerrado, plantadas pelos colaboradores da entidade com orientação da equipe técnica da instituição. A ação será realizada nesta quinta-feira (21), às 16h, no Dia da Árvore.

O plantio é o primeiro passo do projeto e a previsão de inauguração do Bosque é em outubro, mês em que a Famasul comemora quatro décadas de atuação em prol do setor produtivo. A iniciativa conta com a parceria do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e do Governo do Estado de MS.

“A proposta é proporcionar, em um espaço de 4 mil metros quadrados, um coletivo de lazer e aprendizado ambiental, com ações educativas no local que é ponto turístico do nosso estado, promovendo maior interação entre o rural e o urbano”, explica o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Responsabilidade Ambiental – Além desta iniciativa, a entidade é responsável por outras ações sustentáveis, uma delas é o programa de Assistência Técnica e Gerencial, Mais Inovação do Senar/MS. O objetivo é transferir inovações tecnológicas para as atividades rurais, por meio de orientações quanto ao uso de solo, oportunidades de produção e gestão. Até o momento foram atendidos 159 produtores, em 29 municípios do estado.

O Soja Plus também está entre os projetos de boas práticas de produção, qualidade de vida no trabalho e responsabilidade social. O programa prepara agricultores para atender as demandas de forma mais sustentável, do ponto de vista social e econômico. Atualmente, são 500 propriedades rurais cadastradas. A meta, até o final de 2019, é alcançar 700.

O Radar Ambiental e o Programa Proteção de Nascentes também fazem parte da lista de iniciativas que acontecem por todo o estado. Além disso, a entidade representa os produtores rurais nos principais conselhos, em 34 colegiados com temas relacionados ao meio ambiente e recursos hídricos. Entre eles estão o Conselho Nacional e o Estadual, de Recursos Hídricos, Conselho Estadual de Controle Ambiental e o Grupo de Acompanhamento do Plano da Bacia Hidrográfica do rio Paraguai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo