Furacão ‘Maria’ deve atingir o Caribe nas próximas horas

Imagem de satélite mostra o Furacão Maria sobre o Oceano Pacífico – Foto: NASA/Handout via Reuters

O Furacão ‘Maria’, de categoria 4, deve atingir a região do Caribe nas próximas horas, podendo ser ainda mais devastador do que o Furacão ‘Irma’. As autoridades locais já determinaram a evacuação imediata de todos os moradores que residem em regiões litorâneas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC – sigla em inglês) dos Estados Unidos informou na tarde desta segunda-feira (18/09), que o Furacão ‘Maria’ está se tornando “extremamente perigoso” e está se aproximando das ilhas caribenhas.

Os governos locais já estão tomando todas as medidas necessárias para proteger os seus cidadãos e turistas. Embarcações estão proibidas de deixar os portos e ancoradouros, mas por enquanto os aeroportos não foram fechados.

Dados do NHC revelam que o Furacão ‘Maria” tem ventos de 215 km/h e está se deslocando a uma velocidade de 14.4 km/h. Alertas foram emitidos para as Ilhas de Porto Rico, Culebra e Vieques. Na Ilha de Guadalupe, que já está em estado de alerta máximo, o prefeito determinou a evacuação imediata de todos os moradores que residem em áreas de risco.

Autoridades locais informaram que por volta das 18 horas (horário local) os ventos atingiram os 65 km/h, e que o furacão está a 55 km do Leste de Martinica.

Especialistas informam que a passagem do Furacão ‘Maria’ por Porto Rico pode ser a de maior impacto em quase um século. A última vez que a ilha foi atingida por um furacão de categoria 4, segundo as autoridades locais, foi em setembro de 1932.

Meteorologias ouvidos pela equipe de reportagem avaliam que o Furacão ‘Maria’ deve atingir Porto Rico entre terça-feira (19/09) e quarta-feira (20/09).

O Furacão ‘Irma’, que na semana passada atingiu o Caribe, não chegou a tocar o solo em Porto Rico, mas causou sérios danos. Acredita-se que desta vez o Furacão ‘Maria’ atinja o solo da ilha.

Cerca de 4% da população em Porto Rico continua sem energia elétrica e sem telefonia fixa e/ou móvel.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o NHC emitiu um novo alerta de furacão para as Ilhas de Guadalupe, Porto Rico, Vieques, Culebra, Dominica, São Cristóvão, Névis, Montserrat e Martinica.

Ainda não há informações sobre tsunamis, mas especialistas acreditam que ondas gigantes devem se formar e que os níveis do mar subam entre 1,2 e 1,8 metros.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo