Atentado em mercado deixa 4 mortos e 14 feridos no Afeganistão

Foto: Reuters

Um atentado terrorista ocorrido na tarde deste domingo (17/09) em Khost, cidade localizado na Região Sudeste do Afeganistão, causou a morte de 4 pessoas e deixou outras 14 feridas. O ataque foi reivindicado pelo Grupo Tehreek-e-Taliban (TTP), cuja sede fica localizada no Paquistão.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu por volta das 12h35min (horário local) e teve como alvo um mercado que estava lotado, principalmente por jovens.

O chefe de polícia local, Faizulah Khairat, informou que o artefato explosivo foi colocado no mercado e que ele foi ativado por um telefone celular. Os suspeitos ainda não foram identificados e/ou presos.

Equipes de emergência, da polícia e das Forças de Segurança foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. Enquanto médicos e enfermeiros resgatavam os feridos, policiais e membros das forças de segurança realizavam buscas em toda a região.

O chefe do Departamento de Saúde de Khost, Habib Shah Ansari, confirmou o número de vítimas, mas disse que alguns feridos se encontram em estado grave, com poucas chances de sobrevivência.

Todas as vítimas foram socorridas e levadas às pressas para hospitais da região.

Testemunhas disseram que o mercado estava comercializando músicas e vídeos, e que constantemente esses locais são atacados pelo Talibã, que quando estavam no poder havia proibido qualquer tipo de distração.

Os insurgentes do Talibã governaram o Afeganistão entre 1996 e 2001. Os líderes deste grupo fecharam emissoras de TV e de rádio, proibiram a circulação de revistas e jornais impressos e impediam as pessoas de visitarem museus.

Ainda neste domingo (17/09), outra bomba foi detonada na cidade de Mamoond, a 25 km de distância de Khar, no Nordeste do Afeganistão, causando a morte de pelo menos seis pessoas. Este atentado também foi reivindicado pelo Grupo Tehreek-e-Taliban.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo