Projeto Pingo D’água oferta mais de 30 mil procedimentos em Mato Grosso do Sul

Mais de 20 municípios serão contemplados com serviços de saúde odontológicos até o final do ano.

Foto: Divulgação

O projeto Pingo D’água do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que oferece atendimento odontológico gratuito a população rural de Mato Grosso do Sul, deve fechar 2017 contabilizando 32 mil procedimentos realizados, sendo os atendimentos em extração, restauração de resina, restauração de amálgama, aplicação de flúor e remoção de tártaro.

Segundo a coordenadora do projeto, Luciana Baumhardt, são duas unidades de atendimento móvel, cada uma delas com um dentista e um auxiliar. “Graças a essa estrutura podemos atender dois municípios ao mesmo tempo”, explica.

Luciana diz que em média cada unidade permanece 15 dias em cada localidade e atende cerca de 22 pessoas diariamente. O projeto existe há mais de 10 anos.

Em 2017, os ônibus do Pingo D’água já passaram por Terenos, Bela Vista, Costa Rica, Sonora, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado, Angélica, Cassilândia, Amambai, Iguatemi e Bataguassu.

“A demanda é tão grande que já temos fechada a programação até o fim do ano e estamos definindo também os atendimentos para 2018”, pontua.

Nesta semana, uma unidade do programa desembarcou no Parque de Exposições de Maracaju, graças à parceria do Senar/MS com o sindicato rural do município.

“É um serviço em excelência e foi surpreendente a receptividade da população. O telefone do sindicato rural não para de tocar. São pessoas pedindo informações, querendo atendimento, e entrando na lista de espera. Todas as vagas foram preenchidas e temos que respeitar o limite. Nossa expectativa é concretizar essa ação novamente no ano que vem. Mais que educação, o Senar/MS promove a saúde dos trabalhadores rurais”, aponta o presidente da entidade, Juliano Schmaedecke.

De 18 a 22 de setembro a equipe de saúde do Pingo D’água vai atender os moradores do distrito de Vista Alegre no pátio da Igreja São Sebastião. Entre os dias 25 e 29 de setembro a unidade vai se instalar no pátio de uma usina sucroalcooleira, na Estrada da Água Fria, km 54, na zona rural de Maracaju.

Quem se interessar basta procurar o sindicato rural do município onde reside.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo