Sobe para 60 o número de mortos no Sul do México

Foto: Edgard Garrido/Reuters

Subiu para 60 o número oficial de mortes registradas no Terremoto que atingiu e devastou o Sul do México entre a noite de quinta-feira (07/09) e a madrugada de sexta-feira (08/09). Até o momento as autoridades mexicanas informaram que 235 pessoas ficaram feridas e que outras 125 encontram-se desparecidas.

Segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), que monitora os abalos sísmicos em nosso planeta, o terremoto que atingiu o Sul do México foi de 8,2 graus na Escala Richter, e o epicentro foi localizado no mar, próximo ao litoral, a uma profundidade de 32 km, e a 119 km de distância de Três Picos, região na fronteira com a Guatemala.

A região mais afetada é predominantemente povoada por população de baixa renda (pobres) e as autoridades locais afirmam que os moradores ainda estão com medo, nervosos, incrédulos e se sentindo inseguros.

Analistas mexicanos ouvidos pela equipe de reportagem informaram que o epicentro do tremor foi em Chiapas, mas que em Oaxaca foi a região onde houve a maior devastação.

Foto: Luís Alberto Cruz/AP

Equipes de resgate, policiais, bombeiros, militares do Exército e voluntários foram mobilizados e imediatamente enviados para as regiões mais atingidas.

A prioridade das equipes de emergência é a de socorrer os feridos e levá-los o mais rapidamente possível a hospitais da região. Alguns hospitais de campanha, instalados em tendas, foram montados.

Algumas cidades do país estão com o fornecimento de energia elétrica suspenso, e em outras, há desabastecimento de água potável. Várias regiões estão sem telefonia fixa e/ou móvel.

Foto: Victoria Razo/AFP

As autoridades mexicanas informaram que centenas de casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais foram destruídos e/ou ficaram parcialmente danificados.

Na capital, Cidade do México, os moradores informaram que os danos foram mínimos, mas que estações de metrôs e trens permanecem fechadas. O aeroporto internacional também está fechado, mas que ele deve reabrir parcialmente neste domingo (10/09).

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo