Terremoto de 8,1 graus na Escala Richter atinge o Sul do México

Terremoto de 8,1 graus na Escala Richter atingiu na noite desta quinta-feira (07/09) o Sul do México – Foto: Carlos Santos/Lizbeth Cuello – Cortesia

Um forte terremoto de magnitude de 8,1 graus na Escala Richter atingiu na noite desta quinta-feira (07/09) o Sul do México, causando muita destruição e deixando pelo menos 32 mortos. O tremor também foi sentido na Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Equador.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, um alerta de tsunami chegou a ser emitido para esses oito países, mas o mesmo foi suspenso cerca de 30 minutos depois.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o epicentro do tremor foi localizado a 119 km de três Picos, região de fronteira com a Guatemala, a uma profundidade de 33 km.

O número oficial de vítimas (mortos e feridos) ainda não são oficiais, mas as autoridades mexicanas afirmam que até o momento foram registradas 32 mortes, sendo 23 no Estado de Oaxaca, 7 no Estado de Chiapas e 2 no Estado de Tabasco.

O terremoto destruiu casas em Oaxaca e deixou dezenas de pessoas feridas – Foto: Luís Alberto Cruz/AP Photo

Testemunhas disseram que o abalo sísmico foi sentido em praticamente todo o México e que vários países da América Central também foram atingidos.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse em entrevista coletiva que réplicas podem ocorrer nas próximas 24 horas, e que é para a população dessas regiões estarem preparadas, evitando inclusive permanecer dentro de casa.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que 12 réplicas ocorreram na manhã desta sexta-feira (08/09), de magnitudes de 4,3 graus a 6 graus na Escala Richter.

Famílias foram obrigadas a deixar suas casas na Cidade do México, após o forte tremor – Foto: Pedro Pardo/AFP

Na capital, Cidade do México, muitos moradores deixaram suas residências e correram para as ruas. Algumas saíram de casa vestindo pijamas e camisolas, enquanto que outras estavam completamente nuas.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que houve interrupção no fornecimento de energia elétrica na capital, e que o Metrô e o Aeroporto Internacional estão fechados. Todos os voos foram cancelados.

Na Guatemala, as autoridades locais informaram que o tremor feriu algumas pessoas e destruiu total ou parcial várias casas no Estado de San Marcos, na fronteira com o México. Equipes de emergência e militares do Exército estão seguindo para a região.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo