Furacão Irma atinge o Caribe e deixa um rastro de destruição e mortes

Moradores olham para o que restou de suas casas em Nagua, na República Dominicana, após a passagem do Furacão Irma – Foto: Ricardo Rojas/Reuters

O Furacão Irma atingiu entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (07/09) a Região do Caribe, deixando para trás um rastro de destruição e mortes. Ele já está sendo considerado o mais forte e o mais devastador já registrado no Oceano Atlântico.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as fortes tempestades, seguida pelo Furacão Irma, atingiu a Ilha de Saint Martin, destruindo várias casas e causando a morte de pelo menos duas pessoas. Há relatos de que oito pessoas estariam desaparecidas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC – sigla em inglês) informou que o Furacão Irma está seguindo em direção aos Estados Unidos, devendo atingir o Estado da Flórida nas próximas horas.

As autoridades norte-americanas aconselharam a todos os moradores da região a permaneceram em casa e estocar água potável e alimentos. É importante que todos protejam bem as janelas, preferencialmente colocando lâminas de madeiras nas partes internas e externas dos respectivos imóveis.

As autoridades locais informaram agora a pouco que duas pessoas morreram uma em Sainth Barth e outra em Barbuda. O número oficial de vítimas (mortos, feridos e desaparecidos) deve aumentar nas próximas horas.

Destruição provocada pelo Furacão Irma em Saint Martin, no Caribe. – Foto: Lionel Chamoiseau/AFP

O Furacão Irma já atingiu a categoria 5, e permanece nesta intensidade há mais de 33 horas. A Agência Météo France informou que o Irma já está sendo considerado o de mais longa duração, tendo batido o recorde do supetufão Hayan, que em 2013 atingiu as Filipinas, com ventos de até 295 km/h.

A meteorologista da Météo France, Etienne Kapikian, disse que o Furacão Irma está sendo o mais devastador dos últimos 50 anos, e que ele ainda pode causar sérios danos em vários países.

Com uma intensidade dessas e com essa longevidade, nunca se viu no mundo, desde o início da era dos satélites. Isso há 50 anos“, disse Etienne Kapikian a AFP.

O Arquipélago de Porto Rico já está sendo atingido pelo Furacão Irma. Várias cidades, incluindo a capital San Juan, encontra-se no escuro, sem energia elétrica. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que casas foram destruídas e que em algumas áreas o abastecimento de água foi suspenso.

O Furacão Irma continua avançando em direção à República Dominicana e ao Haiti, com ventos de 26 km/h, em uma rota que o levará ao Estado da Flórida até o fim desta semana.

Veja a devastação do Irma no Caribe

 

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo