Ataques em Santa Catarina mobilizam polícias e bombeiros

Foto: Corpo de Bombeiros/SC – Divulgação

As Polícias Civil e Militar, juntamente com militares do Corpo de Bombeiros, foram mobilizadas entre quinta-feira (31/08) e domingo (03/09) em todo o Estado de Santa Catarina, depois que uma série de ataques criminosos a Bases da PM, delegacias, prédios públicos, veículos e terminais de ônibus, levaram insegurança a população, que temendo pela própria vida preferiram permanecer em casa em várias cidades.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de Santa Catarina, ao menos 19 municípios foram alvos dos criminosos, que ainda permanecem foragidos. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que casas de policiais civis e militares também teriam sido atacadas.

Na noite deste domingo (03/09), o prédio do Fórum de Navegantes foi atacado. Testemunhas disseram que dois homens em uma motocicleta preta passaram pelo local atirando, tendo um dos projéteis estilhaçado uma janela, se alojando em uma das paredes.

Já em Itajaí, universitários que estavam em um ônibus foram obrigados a descer do veículo, que foi incendiado pelos criminosos. Todos tiveram que voltar para casa a pé.

Foto: CGPM/SC – Divulgação

Em Joinville, no Norte do Estado, dois policiais militares foram mortos, e um terceiro foi assassinado na cidade de Camboriú. Suspeitos dos dois crimes foram presos.

Na cidade de Criciúma, veículos foram incendiados e temendo pela própria vida, muitos moradores decidiram permanecer trancados dentro de casa.

Na capital, Florianópolis, prédios públicos foram atacados por criminosos, que conseguiram fugir do local. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

Testemunhas disseram que delegacias e presídios também foram atacados e que houve fuga de detentos. A informação, no entanto, não foi oficialmente confirmada pelas autoridades policiais.

O Governo de Santa Catarina está evitando falar sobre os ataques e a violência registrada em várias cidades do Estado. Em nota distribuída à imprensa, limitou-se a dizer que: “As forças de segurança estão em prontidão e atuando permanentemente no combate àqueles que buscam aviltar a tranquilidade da família catarinense por meio da violência desmedida contra aparelhos e agentes públicos na figura odiosa de ataques indiscriminados que beiram o terrorismo”.

Até o momento foram registrados ataques nas cidades de: Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, São José, Araranguá, Criciúma, Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Cocal do Sul, Içara, Tubarão, Itajaí, Navegantes, Joiville, Jaraguá do Sul e Corupá.

O Governo Federal informou agora a pouco, que a Força Nacional de Segurança se encontra a disposição do Governo de Santa Catarina para ajudar na segurança pública do Estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo