Mauricio Saito destaca desenvolvimento agropecuário em Aral Moreira

Presidente do Sistema Famasul participou da cerimônia de posse do Sindicato Rural de Aral Moreira.

Maurício Saito, presidente do Sistema Famasul – Foto: Carla Gavilan/Divulgação

“Em 2017, Mato Grosso do Sul completa 40 anos. Em 1977, no ano da criação do estado, nossa produção agrícola era de 476 mil toneladas, volume muito próximo ao que, hoje, apenas o município de Aral Moreira produz”. A afirmação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, foi feita durante a cerimônia de posse do sindicato rural do município, nessa quinta-feira (31).

Durante o evento, Saito pontuou a importância do conhecimento compartilhado para o desenvolvimento do setor. “Aral Moreira tem, atualmente, uma produção de 410 mil toneladas, quantidade muito próxima da produção estadual de quatro décadas atrás”.

Segundo o presidente, a comparação histórica traz uma reflexão: “Hoje, a capacidade produtiva de Aral Moreira e de Mato Grosso do Sul é resultado do trabalho desenvolvido pelo produtor rural, com adesão de novas tecnologia e graças às instituições de pesquisa, como a Fundação MS e Fundação Chapadão, que disponibilizam ferramentas para que a produção seja cada vez mais sustentável”.

Passando o comando da diretoria, o ex-presidente do Sindicato Rural de Aral Moreira, Osvin Mittank, fez uma apresentação dos seis anos em que esteve à frente da presidência do sindicato, relembrando os desafios da gestão, as dificuldades que enfrentaram e também as conquistas.

Maurício Saito (Presidente da Famasul) e o novo presidente do Sindicato Rural de Aral Moreira – Foto: Carla Gavilan/Divulgação

“Agradeço imensamente a Deus e à diretoria que me acompanhou nesse período, pois nenhum presidente consegue algum progresso sem uma diretoria atuante e parceira. Registro minha gratidão aos produtores rurais, a todo apoio da Famasul, mas principalmente a minha esposa, que esteve comigo em todos os momentos. Considero minha família como membros da diretoria.”

O presidente empossado, Edson Bastos, destacou suas metas para o próximo triênio: “Nossa intenção é dar continuidade ao bom trabalho que tem sido realizado. Contamos com o apoio dos associados, da prefeitura e das instituições parceiras”.

Já o prefeito municipal, Alexandrino Garcia, ressaltou a importância do sindicato rural para o município, que tem praticamente 95% da sua economia voltada à agropecuária. “Acreditamos que ninguém faz nada sozinho e, por isso, propomos que as parcerias existentes sejam mantidas e estamos à disposição para auxiliar a nova diretoria no que for preciso.”

A cerimônia contou com a presença do presidente do sindicato rural de Ponta Porã, André Cardinal, e do consultor da Unidade Jurídica Institucional do Sistema Famasul, Sr. Josiel Quintino.

Agrinho – Em seu discurso, Mauricio Saito falou da maior iniciativa social do Senar/MS – o programa Agrinho, que no município atende mais de 2,2 mil alunos, em 8 escolas da rede pública, municipal e estadual. “A importância desse projeto está na evolução do exercício da nossa cidadania, promovendo a união do campo e da cidade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo