Plano Municipal Turismo é lançado nesta quinta com ações para fomentar setor até 2027

Parque das Nações Indígenas em Campo Grande (MS) – Foto: Divulgação

Após seis meses de trabalho, reuniões, contribuições da população e discussões acerca do Turismo em Campo Grande a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), lançam o Plano Municipal de Turismo na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, às 9 horas, no auditório do Sebrae-MS.

O objetivo do Plano é que nos próximos dez anos Campo Grande se seja reconhecida como um destino turístico de referência para eventos e negócios, capaz de oferecer experiências marcantes ao visitante, evidenciando o bem receber, a cultura e a natureza.

“Construímos este plano não para que ele fique dentro de gavetas, mas que ele seja, de fato, colocado em prática. Vivemos em um período de crise e precisamos de ações eficientes para serem realizadas, olhar para nossa cidade e buscar o que pode ser feito sem perder nossa visão de futuro”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo Nilde Brun.

O segmento eventos e negócios é a vocação turística da Capital, de acordo com a superintendência de Turismo da Sectur. Entretanto, o plano tem também entre suas prioridades o desenvolvimento do turismo cultural, gastronômico, rural e ecológico.

A metodologia inovadora utilizada para construir o plano foi a Jornada do Turista, formada por cinco fases, sendo elas: Planejamento e reservas-Viagem ao Destino – A Chegada – No Destino e Partida. Cada um destes passos foi amplamente estruturado e apresenta objetivos e indicadores de alcance. O método citado acima foi utilizado, inclusive, na construção de planos de turismo de Melbourn, cidade conhecida como capital cultural da Austrália.

A cada ano, até 2027, o plano passará por atualizações. Durante as revisões serão considerados os resultados obtidos no período e a criação de novas metas para alcançar a visão de futuro mencionada no documento

“Estamos otimistas com essa parceria público-privada que foi construída em volta do Turismo. Enxergamos o futuro do setor com mais conforto, pois a tendência é que haja mais assertividade nas ações diante das ações propostas em um Plano Municipal de Turismo”, resume o presidente do Comtur e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MS), Marcelo Mesquita.

Além de contribuir com o desenvolvimento econômico da Capital, o Turismo estruturado conforme previsto no documento gerará impacto significativo para as micro e pequenas empresas.

“Atendemos um pedido de apoio para a construção do plano. E estabelecer as ações foi um ponto fundamental que nos dirá muito sobre o futuro que iremos trilhar. O Turismo mexe com muitos segmentos e por isto vai contribuir muito com o desenvolvimento dos pequenos negócios, que vai ao encontro do grande objetivo do Sebrae”, conclui a gestora de Turismo da entidade Isabella Carvalho Fernandes.

Lançamento do Plano Municipal do Turismo

Data: 31 de agosto de 2017

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Sebrae-MS, Avenida Mato Grosso, nº 1.661, Centro.

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