Exército retoma cidade de Tal Afar, no Iraque

Fumaça pode ser vista à distância na cidade de Al-Ayadiya, próximo a Tal Afar, no Iraque – Foto: Ari Jalal/ Reuters

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou na manhã desta quinta-feira (31/08) a retomada da cidade de Tal Afar, que ainda estava em poder do Estado Islâmico (EI). A ofensiva para recuperar a região teve início em 20 de agosto deste ano.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a cidade encontra-se em ruínas, apesar de ainda haver muitos moradores vivendo sob os escombros de casas e prédios.

Tropas do Exército Iraquiano conseguiram vencer a resistência dos jihadistas do Estado Islâmico e entraram na cidade, tendo sido muito bem recebidos pela população.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse ainda que a população local recebeu bem os soldados e que os jihadistas do EI morreram durante os intensos combates, tendo muitos conseguido fugir.

Tal Afar foi liberada. Nós dissemos aos combatentes do Estado Islâmico: onde quer que vocês estejam, nós estamos chegando. Vocês não têm mais escolha, ou se rendem ou vão morrer”, disse Haider al-Abadi.

As tropas do Exército Iraquiano enfrentaram muita resistência durante os combates que começou em 20 de agosto deste ano. Houve mortes em ambos os lados.

Já os combates para retomar a cidade de al-Ayadiya foram descritos por vários militares iraquianos, como tendo sido um dos piores, inclusive pior que os enfrentamentos registrados em Mossul.

A cidade de Tal Afar está localizada a cerca de 70 km de distância de Mossul e a cerca de 150 km de distância da fronteira com a Síria. É uma região estratégica para ambos os lados, por ser rota de chegada de suprimentos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo