CEI Zedu convoca agricultores familiares interessados em ofertar alimentos pelo Pnae

Foto: Dunga

Campo Grande (MS) – Os agricultores familiares organizados em cooperativas e associações poderão vender seus produtos para a o Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad – CEI Zedu, através da Chama Pública da Agricultura Familiar. O prazo para inscrições vai até 6 de setembro.

A Chamada Pública para a aquisição de produtos alimentícios da agricultura familiar será destinada à alimentação dos alunos, crianças de seis meses até cinco anos de idade, durante o período do segundo semestre de 2017.

Todo o processo de compra faz parte do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os grupos de agricultores deverão apresentar toda a documentação para habilitação e o projeto de venda até o dia 6 de setembro, às 9h, no CEI Zedu, situado na Avenida Presidente Ferraz de Campos Salles, Parque dos Poderes, em Campo Grande. A instituição de ensino está localizada próximo ao Ministério Público Estadual (MPE).

O processo licitatório é promovido pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado de Educação (SED). Além do apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), responsável por prestar atendimento técnico aos agricultores familiares na Capital e interior. “A Agraer dentro das suas atribuições também procura divulgar as chamadas públicas aos agricultores familiares, a fim de que os mesmos possam participar do Pnae. O programa é uma forma de ofertar alimentos de qualidade aos estudantes da rede de ensino ao mesmo tempo em que gera uma renda extra aos produtores”, explica o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Para a diretora do Centro de Educação – Zedu, Carla Castro, a ação é positiva em vários quesitos. “É muito importante à divulgação da chamada para que os agricultores participem da licitação. Comprando da agricultura familiar estamos incentivando a atividade do campo e, também, oferecendo mais qualidade nos alimentos para as nossas crianças”, afirma.

Outras informações podem ser obtidas no CEI Zedu pelo telefone 67 3314-1271.

Pnae – Os recursos para compra dos produtos que compõem a merenda escolar são repassados pelo Ministério da Educação, através Pnae diretamente às escolas da Rede Estadual que estiverem com o cadastro regular.

Para 2017 o orçamento do Pnae é de R$ 23.501.616,05 distribuídos entre 362 escolas da Rede Estadual de Ensino. Desse total, as escolas devem destinar 30%, no mínimo, para comprar produtos da Agricultura Familiar.

Atualmente, estima-se que as escolas da Rede Estadual de Ensino dispõem de, no mínimo, R$ 7 milhões para adquirir produtos da Agricultura Familiar que serão servidos na merenda dos estudantes durante todo o ano. Como o ano letivo já está no segundo semestre, metade desse valor já foi gasto. Contudo, ainda há um volume atrativo de recursos ao alcance dos agricultores familiares do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo