Aprosoja/MS solicita ao Mapa adequação do Zoneamento Agrícola da safra 2017/2018

Aprosoja/MS propôs mudanças que promovem a manutenção do período de plantio já praticado no estado.

Ao centro, Neri Geller. À direita do secretário, Christiano Bortolotto. – Foto: Aprosoja/MS – Divulgação

O presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, esteve em Brasília nesta terça-feira (29) para solicitar ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a adequação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da soja no estado no ano-safra 2017/2018.

No dia 20 de julho de 2017 foi publicada a portaria SPA (Secretaria de Política Agrícola) nº 12, que determina os períodos de plantio da próxima safra de soja nos diferentes municípios de Mato Grosso do Sul. No entanto, o documento aprovado pelo Mapa estipula períodos incompatíveis, que não atendem as necessidades dos produtores rurais do estado. Desta forma, a Aprosoja/MS propôs mudanças que promovem a manutenção do período de plantio já praticado no estado e que não oferecem prejuízos à gestão de riscos climáticos, como já apontam os resultados de produção e produtividade nas últimas safras.

O presidente da entidade entregou o pedido pessoalmente ao secretário da SPA, Neri Geller. “É fundamental a adequação do zoneamento agrícola conforme a realidade exposta pelo levantamento técnico e pela pesquisa que aponta as melhores épocas de plantio. Com o zoneamento adequado, ampliam-se as chances de obtermos melhores produtividades no estado. Desta forma, fomos buscar o Ministério da Agricultura para solicitar as modificações necessárias”, explica o presidente.

“O Mapa vai avaliar a documentação entregue e desde já se mostrou solícito à situação. Portanto, as argumentações técnicas serão estudadas para as possíveis alterações”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Aprosoja/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo