Terremoto de 4,3 graus na Escala Richter atinge a Itália

Terremoto de 4,3 graus na Escala Richter atingiu na noite de segunda-feira (21/08) o Sul da Itália – Foto: Twitter/Reprodução

Um terremoto de magnitude de 4,3 graus na Escala Richter atingiu na noite de segunda-feira (21/08) a Ilha de Ischia, em Nápoles, no Sul da Itália, causando a morte de pelo menos duas pessoas e deixando dezenas de outras feridas. Três irmãos, incluindo um bebê, foram resgatados com vida e levados a um hospital da região.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o terremoto aconteceu por volta das 20h45min (horário local), e atingiu a Ilha de Ischia, muito procurada por turistas estrangeiros.

Testemunhas disseram que muitas pessoas, entre moradores e turistas da ilha, correram para as ruas estreitas assim que começou o tremor. Não houve pânico, mesmo quando houve os tremores secundários.

Assim que os abalos cessaram, vários turistas decidiram deixar a Ilha de Ischia, lotando as embarcações. As autoridades locais disponibilizaram todo o apoio necessário aos turistas e moradores.

As equipes de resgate conseguiram localizar sob os escombros de uma casa, após 16 horas do terremoto, três irmãos menores de idade, sendo um deles um bebê chamado Pasquale. Ele foi socorrido no início da manhã de terça-feira (22/08) e levado às pressas para um hospital.

Socorristas conseguiram resgatar com vida um recém-nascido que ficou soterrado sob os escombros na Ilha de Ischia, no Sul da Itália – Foto: Antonio Dilaurenzo/Reuters

Logo depois, os outros dois irmãos, Mattia e Ciro, de 7 e 11 anos respectivamente, também foram socorridos e levados para o mesmo hospital. Muitas pessoas que estavam nas imediações aplaudiram as equipes de resgate.

Os pais das crianças, cujas identidades não foram divulgadas, também sobreviveram e foram socorridos logo em seguida. Todos passam bem, mas permanecem internados.

O bispo da Ilha de Ischia, Pietro Lagnese, disse que os socorristas trabalharam bem, conseguindo resgatar toda a família com vida.

Os socorristas foram ótimos. Realmente temos que agradecer a Deus por este milagre”, disse Pietro Lagnese.

As autoridades locais informaram que seis prédios na cidade de Casamicciola, incluindo uma Igreja, desmoronaram devido ao terremoto, sendo que em uma um dos prédios, duas paredes ruíram parcialmente, expondo as cozinhas dos respectivos apartamentos.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália informou que o tremor foi de 4,0 graus na Escala Richter. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) e a Agência Europeia de Monitoramento de Terremotos estimaram em 4,3 graus o abalo sísmico.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo