Ataque com faca deixa pelo menos 2 mortos 8 feridos na Finlândia

Foto: AFP

Os ataques terroristas, que aparentemente estavam restritos a países da Europa, parecem terem chegado a países da Escandinávia.  Na manhã desta sexta-feira (18/08) várias pessoas foram atacadas por um suspeito armado com faca no centro da cidade de Turku, na Finlândia.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o número de vítimas ainda é incerto, mas as autoridades finlandesas já sabem que duas pessoas foram mortas e que oito ficaram feridas, no entanto, esses números podem aumentar nas próximas horas.

A imprensa local informou que durante o ataque policiais que estavam nas proximidades atiraram contra um suspeito, ferindo-o. Ele foi detido e levado sob escolta a um hospital, onde foi medicado.

Equipes de resgate, policiais, bombeiros e ambulâncias foram mobilizadas e rapidamente chegaram ao local da tragédia, que permanece isolado e cercado.

Foto: AFP

Imagens das emissoras de TV finlandesas mostram um corpo coberto na Praça Central de Turku, mas a identidade da vítima ainda não foi revelada. Os feridos estão sendo socorridos e levados a hospitais da região.

Os policiais finlandeses ainda não sabem as motivações que levaram o suspeito a atacar as pessoas, e não descartam a possibilidade de terrorismo.

O jornal finlandês Turun Sanomat informou que entre 7 a 8 pessoas ficaram feridas no ataque, mas a informação não foi oficialmente confirmada pelas autoridades policiais.

Um hospital de Turku informou a jornalistas estrangeiros que 9 pessoas feridas foram atendidas, mas que uma delas morreu quando estava sendo socorrida.

Uma testemunha, identificada como sendo Kent Svensson, de 44 anos, disse em entrevista a jornalistas da CNN, que um homem armado com faca correu em direção as pessoas e golpeou a todos que estavam a sua frente. “Havia sangue por todo o lado”.

Foto: Associated Press

Já Laura Laine disse à Agência YLE ter visto um homem armado com faca correndo em direção as pessoas e que não estava entendendo o que estava ocorrendo.

Vimos um homem na praça, com uma faca na mão, balançando no ar. Entendemos que ele havia atingido alguém“, disse Laura Laine.

A Finlândia é considerada um país pacífico e neutro, mas o Serviço de Inteligência já havia aumentado o nível de alerta, afirmando que havia evidência que ataques poderiam ocorrer em algumas cidades do país.

As autoridades finlandesas pediram aos moradores que evitem o Centro das cidades, incluindo a capital Helsinki. Aeroportos, portos, estações de trens, metrô e ônibus tiveram um reforço na segurança.

A polícia está neste momento realizando buscas em toda a cidade de Turku e deve vistoriar o apartamento do suspeito ainda hoje.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo