Atentado deixa mortos e feridos em Barcelona, na Espanha

Um atentado ocorrido no início da tarde desta quinta-feira (17/08) no Centro de Barcelona, na Espanha, causou a morte de pelo menos 12 pessoas e deixou outras 22 feridas. Os suspeitos ainda não foram identificados e/ou presos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu em uma rua lotada de pessoas, quando um veículo utilitário, tipo Van, atropelou dezenas de pessoas. Houve pânico entre os pedestres, tendo alguns saído correndo do local apressadamente.

Equipes da polícia e de emergência foram acionadas e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado e cercado.

Polícia isola rua em Barcelona, na Espanha, onde um motorista dirigindo uma Van atropelou dezenas de pedestres nesta quinta-feira (17/08) – Foto: Pau Barrena/AFP

Testemunhas disseram que na Van estavam duas pessoas, que após o atropelamento pararam o veículo e saíram correndo em direção a um restaurante, onde fizeram os clientes e funcionários como reféns. A informação, no entanto, não foi oficialmente confirmada pelas autoridades policiais.

Os lojistas da região foram avisados pela polícia a fecharem as portas, mantendo dentro do estabelecimento os clientes e funcionários. As estações do metrô e de trens próximos ao local do ataque foram fechadas.

Diversas ambulâncias e viaturas da polícia e dos bombeiros foram mobilizadas e permanecem estacionadas no local. Vídeos já circulam nas redes sociais mostrando o socorro às vítimas.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse em entrevista coletiva que condena o ataque e que permanece em contato com as autoridades locais prestando solidariedade e toda a ajuda possível.

Ainda segundo Mariano Rajoy, as autoridades da Catalunha estão tratando o incidente como sendo um ato terrorista, apesar de ainda não terem identificado o(s) suspeito(s), que permanece foragido.

Desde julho de 2016 que veículos vem sendo usado em países da Europa para atropelar multidões em ataques realizados pelo Estado Islâmico. Mais de 100 pessoas foram mortas atropeladas em Nice (França), Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Estocolmo (Suécia).

Barcelona costuma atrair cerca de 11 milhões de turistas por ano, e nas últimas semanas a cidade foi ‘inundada’ por pichações com ameaças contra estrangeiros, principalmente contra turistas.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo