MADE trará programação de talks e filmes sobre design em sua 5ª edição

Palestras e exibições com designers nacionais e internacionais discutirão tópicos atuais sobre o assunto.

Foto: Divulgação

A quinta edição da MADE (Mercado.Arte.Design) acontece entre os dias 09 e 13 de agosto trazendo exposições de trabalhos de mais de 100 designers nacionais e internacionais, além de uma intensa programação paralela. Neste ano, o evento acontece no icônico prédio da Bienal e terá no local o Centro Cultural Bradesco Pivate Bank, espaço com uma agenda de talks e filmes com grandes nomes do design.

Quarta-feira (09/08)

A programação começa no dia 09, às 15h, com exibição de “Imprimindo do Futuro”, que mostra a inovação, tecnologia e design brasileiro levado ao espaço através de projeto da Braskem, em parceria com a empresa norte-americana Made In Space, que empregaram o Plástico Verde I´m greenTM para ser utilizado na fabricação de objetos, por meio de impressão 3D, na Estação Espacial Internacional. Às 17h30, acontecerá a palestra do designer do ano, o sul-coreano Kwangho Lee, que falará sobre o processo de criação de seus móveis trançados com fios plásticos coloridos.

Quinta-feira (10/08)

Na quinta-feira, dia 10, acontece às 15h a exibição do documentário “Irmãos Campana por Fernando e Humberto”, que mostra imagens captadas ao longo dos últimos anos, em andanças da dupla em viagens de pesquisa e de produção junto a outros artesãos brasileiros – o filme também será exibido em três sessões no domingo (13/08, às 15h, 16h30 e 18h), seguido de bate-papo com a diretora do filme Gabriela Bernd.

Às 16h30, Vera de Pont, curadora do Museu Têxtil de Tilburg, na Holanda, comandará talk sobre como as técnicas e o maquinário evoluíram ao longo dos anos na elaboração de tecidos e suas experimentações. A última palestra do dia será as 17h30 com os também holandeses Rudi Boiten & Mireille Burger, do Studio Plott, reconhecido pela criação de tapetes e instalações com tecidos fortemente marcados pelo uso de cores e formas geométricas bem definidas.

Foto: Divulgação

Sexta-feira e Sábado (11 e 12/08)

Na sexta-feira, às 16h30, o debate será em torno do tema “Tramas Urbanas: tendências do morar e viver”, com os arquitetos Lourenço Gimenes, Carolina Mauro e o designer Alexandre Won. Às 17h30, os arquitetos suíços do Atelier Oi falarão de seu processo criativo. Já no sábado, as “Tramas”, tema principal desta edição da MADE, voltam à tona na palestra do consultor de moda Jackson Araújo (às 16h30), que falará do papel afetivo dos tecidos. Em seguida (às 17h30), a curadora belga Elien Haentjens conduzirá uma conversa sobre “Joias – Tradição Artesanal + Design Inovador / ARTESOL”, com seus conterrâneos, os designers Laura Caroen, Linde Freya e Sep Verboom. A programação terminará às 19h com o arquiteto Guilherme Torres, que falará sobre seu processo criativo.

A MADE (Mercado.Arte.Design) tem expectativa de receber 10.000 visitantes para diversas atrações como talks, instalações e exposições que misturam nomes consagrados e jovens profissionais promissores.

Informações do evento:

Data de realização: de 09 a 13 de agosto de 2017

Horários: Quarta a Sexta das 13h às 21h

Sábado das 12h às 21h

Domingo das 12h às 20h

Local: Pavilhão da Bienal – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera, São Paulo – SP

Valor do Ingresso: Quarta a Domingo: R$ 30,00

*Meia entrada para idosos e estudantes: R$ 15,00

Programação de talks e filmes:

Quinta-feira (10/08)

– 15h, exibição do documentário “Irmãos Campana por Fernando e Humberto”

– 16h30, talk com Vera de Pont, curadora do Museu Têxtil de Tilburg, na Holanda

– 17h30 talk com os holandeses Rudi Boiten & Mireille Burger, do Studio Plott

Sexta-feira (11/08)

– 15h, exibição de conteúdo Arte 1

– 16h30, debate sobre “Tramas Urbanas: tendências do morar e viver”, com os arquitetos Lourenço Gimenes, Carolina Mauro e o designer Alexandre Won

– 17h30, talk sobre processo criativo com os arquitetos suíços do Atelier Oi

Sábado (12/08)

– 15h, exibição de conteúdo Arte 1

– 16h30, palestra do consultor de moda Jackson Araújo “Tramas Afetivas”

– 17h30, conversa sobre “Joias – Tradição Artesanal + Design Inovador / ARTESOL”, com a curadora belga Elien Haentjens e os designers Laura Caroen, Linde Freya e Sep Verboom

– 19h, talk sobre processo criativo com o arquiteto Guilherme Torres

Domingo (13/08)

– 15h, exibição do documentário “Irmãos Campana por Fernando e Humberto”

– 16h30, exibição do documentário “Irmãos Campana por Fernando e Humberto”

– 18h, exibição do documentário “Irmãos Campana por Fernando e Humberto”

Sobre a MADE – Mercado.Arte.Design

Surgiu em 2013 nos moldes de uma feira internacional de design high-end e de coleção, realizada anualmente na capital paulista. Realizada pela W/Design, durante o Design Weekend-DW!, tem como sócios Elcio Gozzo, Bruno Simões e Waldick Jatobá. A cenografia deste ano está a cargo do Estúdio FM, do arquiteto Flavio Miranda.

Em abril de 2015, o projeto MADE estreiou internacionalmente com a edição “MADE a Milano”, uma exposição de designers contemporâneos brasileiros realizada em paralelo à maior feira de design do mundo sendo este reconhecido como um entre os mais importantes do circuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo