Tufão deixa 2 mortos e 5 feridos ao atingir o Japão

Imagem de satélite mostra a trajetória do Tufão Noru no Oceano Pacífico – Foto: Divulgação

O Tufão Noru atingiu na manhã deste domingo (06/08) o Nordeste do Japão, trazendo em seu bojo fortes rajadas de vento e intensas chuvas, que deixaram pelo menos dois mortos e cinco feridos. As autoridades determinaram a evacuação imediata de pelo menos 200 mil pessoas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade e o tufão atingiram principalmente a Ilha de Kyushu, pegando a todos de surpresa, tendo os ventos chegado a 25 km/h.

O Tufão Noru vinha vagando pelo Oceano Pacífico e estava sendo monitorado pelas autoridades japonesas que acreditavam que o fenômeno natural somente iria chegar a costa japonesa na próxima terça-feira (08/08).

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou declarou agora a pouco alerta geral em toda a Ilha de Kyushu e aconselhou a todos os moradores que se mantenham afastados do litoral.

Após duas semanas vagando pelo oceano, o Tufão Noru sofreu várias alterações em sua trajetória e pode mudar novamente sua rota, atingido regiões densamente povoadas.

O tufão ‘viaja’ a 25 km/h em direção ao Nordeste do Japão, podendo chegar a Região de Shikoku e ao Sul da Ilha de Honshu, a principal do país, na segunda-feira (07/08).

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informa que nesta segunda-feira (07/08) e terça-feira (08/08) os ventos podem chegar a 126 km/h e recomenda a todos que permaneçam em suas casas, evitando sair às ruas para não serem arrastados.

Nas cidades de Kagoshima e Miyazaki as precipitações de chuva atingiram os 100 milímetros por hora, e vários moradores começam a relatar alagamentos em diversas regiões.

A emissora de TV NHK informou que as duas mortes ocorrerem devido ao fenômeno climático. Uma mulher de 67 anos morreu em decorrência de uma queda que sofreu na cidade de Yakushima, enquanto que um homem de 84 anos foi encontrado morto afogado próximo ao seu bote no Porto de Minamitame.

O Tufão Noru também causou o cancelamento de diversos voos e o fechamento de estradas na Região de Kyushu. Cerca de 15 mil moradores estão sem energia elétrica na cidade de Kagoshima.

Com informações das Agências EFE e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo