Atentado a bomba deixa 6 mortos em Mogadíscio, capital da Somália

Atentado com carro-bomba deixou seis mortos em Mogadíscio, na Somália, neste domingo (30/07) – Foto: STR/AFP

Um atentado a bomba ocorrido no fim da manhã deste domingo (30/07), no Centro de Mogadíscio, capital da Somália, causou a morte de pelo menos seis pessoas e deixou outras 20 feridas. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu na Avenida Maka Al-Mukarama, uma das principais vias públicas da cidade e a de maior trânsito, e que leva ao Palácio Presidencial.

Equipes de resgate, bombeiros e policiais foram acionados e rapidamente chegaram a região do atentado, que foi isolado e cercado. O atentado foi feito com um carro-bomba, que foi estacionado nas imediações de várias lojas, que ficaram parcialmente e/ou totalmente destruídas.

Testemunhas disseram aos policiais que no momento da explosão não havia ninguém dentro do veículo e, que muito provavelmente, ele foi detonado a distância.

O porta-voz do Ministério do Interior da Somália, Ahmed Mohamud, disse em entrevista coletiva que a autoria do ataque ainda é desconhecida, mas que provavelmente tenha sido cometido por integrantes do Boko Haram, um grupo considerado terrorista pela Comunidade Internacional.

Apesar das autoridades somalis acreditarem que insurgentes do Boko Haram possam estar envolvidos no ataque, o mesmo pode ter sido cometido por extremistas do Grupo Al-Shabab, ligados à Al-Qaeda, e que já cometeram ações similares em Mogadíscio.

O Grupo Al-Shabab prometeu por diversas vezes derrubar do poder o frágil governo da Somália, que está sendo apoiado pela Comunidade Internacional e por 22 mil homens da União Africana (AMISOM).

OS extremistas da Al-Shabab foram expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011 e depois perderam mais da metade de seus redutos, apesar de continuarem controlando imensas áreas rurais no país.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo