Forte terremoto de 6,7 graus na Escala Richter atinge a Turquia e a Grécia

Prédios foram danificados no terremoto que atingiu a Ilha de Kós, na Grécia, na noite desta quinta-feira (20/07) – Foto: Michael Probst/AP

Um forte terremoto de magnitude de 6,7 graus na Escala Richter atingiu na noite desta quinta-feira (20/07), por volta das 22h30min (horário local), o litoral da Turquia e da Grécia, causando destruição e mortes. Um pequeno tsunami se formou e arrasou vilarejos localizados nas costas dos dois países.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tsunami provocou inundações em várias cidades que ficam localizadas em ilhas gregas. Há registro de alagamentos em províncias turcas.

Segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o epicentro do tremor ocorreu a 10 km de profundidade e a 10,3 km da cidade turca de Bodrum (famoso balneário que é muito frequentado por turistas) e a 16,2 km da ilha grega de Kós (um dos destinos turísticos do país).

Testemunhas relataram que após o tremor principal houve duas réplicas, as quais foram confirmadas pelas autoridades locais e pelo USGS, que informou que as mesmas foram de 4,7 e 4,4 graus na Escala Richter.

Mulher é vista do lado de fora de casa, destruída no terremoto que atingiu a cidade de Bodrum (Turquia) nesta quinta-feira (20/07) – Foto: Kenan Gübuz/Reuters

Até o momento foram registradas a morte de duas pessoas na Grécia, tendo dezenas de outras ficado feridas. Na Turquia ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

O prefeito da Ilha de Kós, George Kyritsis, confirmou as duas mortes e afirmou que o Serviço de Bombeiros está socorrendo os feridos que foram soterrados no desabamento de um prédio.

Já o chefe de Gestão de Desastres e Emergências da Turquia, Mehmet Halis Bilden, disse que até o momento não há registro de vítimas e/ou sérios danos no país, mas que algumas pessoas ficaram levemente feridas no distrito de Mugla, localizada na cidade de Bodrum.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, que monitora os tsunamis em todo o mundo, não emitiu até o momento nenhum tipo de alerta, apesar de ter havido um pequeno tsunami na região.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo