VivaReal aponta que 79% dos brasileiros não encontraram o imóvel que estão buscando

Consumidores do mercado imobiliário acreditam na estabilidade do preço dos imóveis no próximo semestre e, maioria deles, desejam renúncia de Temer.

Foto: VivaReal/Divulgação

São Paulo (SP) – O VivaReal revela que 79% dos consumidores não encontraram o imóvel desejado desde setembro de 2016. Segundo a “Pesquisa de Expectativas 2º Semestre 2017 – VivaReal”, 65% dos brasileiros que buscam imóveis desejam comprar, 25% alugar e 10% desistiram da compra.

A intenção de compra de imóveis dos 65% de consumidores é dividida em usados (42%) e lançamentos (23%), sendo o tempo médio de efetivação da compra em até 6 meses, ou seja, ainda em 2017. Segundo o consumidor, o financiamento (54%) será a principal forma de pagamento dos imóveis usados, seguido por permuta (24%), pagamento à vista (20%) e consórcio (3%). Para lançamentos, o financiamento também é apontado como a modalidade que será mais usada para levantar o valor e representa 77%, seguido do pagamento à vista (11%), permuta (10%) e consórcio (2%).

Para aqueles que buscam imóvel para aluguel (25%) e ainda não encontraram o novo lar, a pretensão é efetivar a transação por meio de antecipação de parcelas como garantia de pagamentos futuros (50%), seguida do fiador (30%) e do seguro fiança (20%). Mais da metade dos respondentes sinalizaram que concluíram a transação para locação em até 3 meses, dado que este tipo de transação é muito mais rápido que a compra.

A locação representou 49% entre os participantes da pesquisa que já adquiriram a residência nos últimos meses. A compra de imóveis usados teve participação de 28% com descontos médios apontados pelo consumidor de 15,1%. Os lançamentos (novos) representaram 23% das compras e os descontos médios praticados foram de 15,5%.

A Pesquisa de Expectativas 2017 – VivaReal é realizada semestralmente desde dezembro de 2014 e aborda expectativas em relação à situação familiar, cenário econômico e setor imobiliário para os próximos meses. A Pesquisa de Expectativas 2º Semestre 2017 foi realizada com 1.323 Consumidores, 482 Corretores, 432 Imobiliárias distribuídos em 25 estados e 177 cidades do Brasil.

Conheça as expectativas do consumidor e do mercado imobiliário sobre preços e cenário político

Segundo Lucas Vargas, CEO do VivaReal, o mercado imobiliário deve entender o consumidor para atender essa demanda de 79% de pessoas que ainda não encontraram a casa ideal. “As jornadas de compra da casa própria ou de aluguel são complexas e os recentes fatores macroeconômicos e políticos aumentaram os desafios de um processo demorado e cuja decisão envolve muitas variáveis. Como saída, o setor está se reinventando para melhorar a experiência e o processo de busca, oferecendo serviços personalizados, novas modalidades de pagamento e crescimento de fontes de acesso a crédito”, analisa o executivo.

A incerteza em relação à economia do País representa a opinião de 47% dos consumidores e também do setor imobiliário. O otimismo é presente em 31% das pessoas que estão buscando imóveis e em 39% dos corretores e imobiliárias. Os principais motivos que trazem incerteza aos consumidores pelos próximos seis meses são corrupção, crise econômica e escândalos políticos.

Diante do atual cenário político, a pesquisa abordou a percepção dos consumidores em relação ao atual presidente e, para 69% dos entrevistados, o Presidente Michel Temer deve deixar o cargo. Entre aqueles que são favoráveis a substituição do chefe máximo do Poder Executivo Brasileiro, 67% preferem a edição de uma PEC para eleições diretas, 19% optam pela intervenção militar e 15% por eleições indiretas. O atual Presidente do Brasil deve continuar em exercício para 31% dos entrevistados por fatores como proximidade das novas eleições, desestabilização maior da economia, falta de evidências lícitas de corrupção, descontinuação das Reformas, economia já em melhora e por ser um bom articulador político.

O otimismo em relação ao mercado imobiliário para os próximos seis meses está presente em 46% daqueles que estão procurando a casa dos sonhos e 51% dos players. A incerteza representa 40% e 37%, respectivamente.

Os consumidores (76%) e os profissionais do mercado imobiliário (46%) acreditam que os preços de imóveis atuais estão altos, segundo a pesquisa realizada pelo VivaReal. No entanto, 55% dos consumidores e 66% dos corretores/imobiliárias apostam na estabilidade dos valores pelos próximos seis meses. “Os corretores e imobiliárias absorvem muito da percepção dos compradores, que, naturalmente, consideram qualquer preço alto. No entanto, é importante entendermos as percepções de todos, pois dados da pesquisa revelam inclusive que o setor está mais propenso a flexibilizar negociações do que esperam os consumidores no segundo semestre”, afirma Vargas. Os corretores e imobiliárias (57%) e consumidores (49%) acreditam que a flexibilização de negociação de imóveis neste segundo semestre também irá aumentar.

Perfil dos Consumidores

O perfil do consumidor que participou da Pesquisa de Expectativas 2017-VivaReal é equilibrado entre público feminino (50%) e masculino (50%). Os entrevistados são casados ou estão em união estável (57%), solteiros (32%), divorciados (10%) ou viúvos (1%). A renda familiar de 63% dos respondentes é superior a R$ 3.418 por mês e a faixa etária está concentrada entre 25 a 39 anos (43%).

Perfil dos Corretores e Imobiliárias

O perfil do corretor que participou da Pesquisa de Expectativas 2º Semestre 2017-VivaReal é representado por 77% de homens e 33% de mulheres. A maioria dos profissionais (50%) são focados exclusivamente em vendas e ainda 49% atuam com ambos tipos de transações (venda e aluguel).

O perfil do profissional de imobiliárias que participou da Pesquisa de Expectativas 2º Semestre 2017-VivaReal é representado por 73% de homens e 27% de mulheres. A maioria das empresas (68%) realizam venda e locação. Apenas 4% atuam exclusivamente com locação e 28% realizam apenas a venda de imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo