Terremoto de 5,9 graus na Escala Richter atinge a Coreia do Norte

Autoridades norte-coreanas descartam a suspeita de testes nucleares no país.

Um forte terremoto de magnitude de 5,9 graus na Escala Richter atingiu nesta quinta-feira (13/07) a Coreia do Norte. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

O abalo sísmico deixou a Comunidade Internacional preocupada, sobretudo, as autoridades de países vizinhos, como Coréia do Sul e Japão. Rússia e China estão monitorando os tremores ocorridos em território norte-coreano.

De acordo com informações das principais agências internacionais, especialistas já descartaram a possibilidade do terremoto ter sido causado por possíveis testes nucleares.

O terremoto aconteceu em uma área profunda do oceano, no mar territorial da Coréia do Norte. As autoridades norte-coreanas informaram que o abalo sísmico não foi causado por possíveis teste nucleares.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – Sigla em inglês), informou que apesar deste tipo de evento ser raro na península coreana, ele pode acontecer. O tremor ocorreu a 187 km da costa da Coréia do Norte, tendo o seu epicentro sido localizado a 559 km de profundidade.

O chefe da Agência Climática da Coréia do Sul, Cho Ik-hyun, disse em entrevista coletiva, que a profundidade do tremor mostra que foi um evento natural.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo